O ano de 2017 marca os 30 anos do Programa Volvo de Segurança no Trânsito – PVST, que nasceu com o objetivo de mobilizar a sociedade para a redução do número e da severidade dos acidentes de trânsito. O PVST realizou seminários; produziu campanhas e vídeos; desenvolveu cursos de direção segura para motoristas profissionais; influenciou pessoas, empresas de transporte, escolas e, até, cidades e governos pela causa.

A história mostra que os ganhos até aqui valeram os esforços. Mas há ainda muita estrada para rodar.

O programa nasceu em 1987 como uma contribuição à sociedade brasileira para marcar os 10 anos da Volvo no Brasil. Inicialmente chamado de Programa Volvo de Segurança nas Estradas, passou em 1989 a Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Iniciativa de uma marca que, além de ser reconhecida pela inovação e por produzir veículos de alta tecnologia e qualidade, também é líder mundial em segurança. Os desafios para tratar do tema de forma a mudar o comportamento de uma sociedade acostumada a conviver com altos índices de acidentes eram imensos.

Enquanto no Brasil, o tema começava a entrar na pauta, na Suécia essa é uma preocupação de longa data. “Em 1927, os fundadores do Grupo Volvo, já anunciavam a sua preocupação com a segurança ao afirmar que “veículos são feitos para transportar pessoas. Por isso, o princípio básico para todo o trabalho, do desenvolvimento à produção, deve ser sempre a segurança”, conta Carlos Ogliari, vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina.

Com isso em mente, a Volvo do Brasil foi além de seu compromisso de produzir os veículos mais seguros do mercado e lançou o Programa Volvo de Segurança no Trânsito. O programa lançou mão de uma premissa da empresa que diz: se somos parte do problema, também somos parte da solução.

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito é a ação mais duradoura de mobilizaação da socidedade em benefício de um trânsito mais seguro já realizada em toda a história da indústria brasileira.  “O programa surgiu em uma época que os acidentes eram considerados uma fatalidade, tragédias inevitáveis do trânsito de um país de terceiro mundo, que tinha causas mais urgentes com as quais se ocupar. Já naquela década, o PVST foi determinante para a mudança dessa visão ao mostrar que os acidentes devem ser tratados como ocorrências inaceitáveis”, destaca J. Pedro Corrêa, idealizador e hoje consultor do PVST.

O ano de 1986 havia sido o pior ano da história brasileira, registrando 27.300 mortes no trânsito. Porém, havia um consenso geral dos órgãos públicos de que o número de mortes era o dobro.  Assim, passou-se a usar o número de 50 mil mortos e cerca de 350 mil feridos para chamar a atenção da sociedade, surgindo a definição de que o trânsito brasileiro era igual a uma guerra do Vietnã por ano. “Com essa conta em mãos, o PVST passou a contar com o envolvimento das empresas e dos meios de comunicação. E o mais importante, não só o número de envolvidos nessa causa, mas a forma de olhar para o trânsito mudou decisivamente”, destaca J. Pedro.

Tanto é verdade que, em 1990, o programa realizou uma pesquisa nacional de opinião pública que revelou um dado impressionante: em razão das atividades do PVST, como simpósios, debates, campanhas, palestras, prêmio e newsletters, milhares de brasileiros informaram ter ouvido pela primeira vez a expressão “segurança no trânsito”.

Entre as primeiras ações do PVST está o lançamento do Prêmio Volvo de Segurança que, em sua primeira edição, contou com 256 trabalhos inscritos em três categorias: Geral, Motoristas Profissionais e Jornalistas. Os vencedores em cada categoria recebiam troféus e uma viagem à Suécia para conhecer seu sistema de trânsito, reconhecido como um dos mais seguros do mundo. Nestas três décadas, foram promovidas 18 edições do Prêmio Volvo, que teve mais de 6000 trabalhos inscritos e 250 vencedores. O PVST também participou e realizou mais de 400 eventos, entre seminários e fóruns nacionais e regionais, além de programas de educação de trânsito para o ensino médio, motoristas profissionais e patrocínio de livros e manuais sobre o tema.

O PVST também atuou na conscientização de motoristas sobre a importância de adotar o cinto de segurança, uma vez que pesquisas internacionais mostravam que o simples uso do cinto é capaz de reduzir em até 50% as fatalidades dos acidentes. Em 1989, o uso do cinto tornou-se obrigatório por artigo específico do Código de Trânsito Brasileiro.

“Se a Volvo foi visionária ao lançar o PVST naquela época, foi também coerente e exemplar ao manter o seu propósito durante todo esse tempo, mesmo em momentos difíceis e até críticos, como os de crise político-econômica do País. Os desafios, claro, foram mudando ao longo dos anos, assim como a visão da sociedade em relação ao tema segurança no trânsito”, argumenta Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina.

Dentro desta proposta de evolução, em 2013, o PVST mudou o foco de atuação e alinhou suas ações à nova visão de segurança do Grupo Volvo: o Zero Acidentes, que tem como ideal de futuro zero acidentes envolvendo os veículos da marca.  Com essa meta no horizonte, o programa passou a atuar com maior ênfase na disseminação da cultura de segurança no setor de transporte comercial. “Assim como em 1987 fomos ousados ao lançar o programa, o Zero Acidentes é uma meta bastante ousada e desafiadora. Porém, as mudanças são conquistadas a partir de grandes desafios e esse também tem ganhado toda a nossa atenção”, destaca Solange Fusco.

Apesar de toda a conscientização e mobilização da sociedade para uma postura proativa diante de uma realidade que poderia ser mudada, ainda há muito por fazer . “O Programa Volvo de Segurança no Trânsito vai continuar ampliando sua atuação na busca de soluções. Até porque estamos em plena Década Mundial de Segurança no Trânsito, instituída para o período de 2011 a 2020 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. E, para nós, enquanto pudermos salvar uma vida, nossas ações continuarão a valer a pena”, afirma Ogliari.

Já com esse foco no Zero Acidentes, em 2016, por meio de patrocínio cultural da Volvo e Ministério da Cultura, foi inaugurado em Curitiba o Memorial da Segurança do Transporte no Brasil, único espaço dedicado ao tema na América Latina.

 

Conteúdo complementar

Linha do tempo: principais ações do PVST ao longo dos 30 Anos. (clique no link abaixo)

https://pvst.com.br/linhadotempo/

 

YouTube

Carlos Ogliari – Volvo na liderança por um trânsito mais humano

 

J. Pedro Corrêa – Os desafios do início e os de hoje

 

Solange Fusco –  Volvo reforça seu compromisso social com a segurança no trânsito

 

Cronologia

1987 – Criação da Câmara Técnica para debater um plano de ação para redução de acidentes, reunindo representantes do governo, iniciativa privada, especialistas e meios de comunicação. Realização, em São Paulo, do primeiro Seminário Nacional de Segurança.

1989 – O Presidente José Sarney instituiu 1989 como o Ano Brasileiro de Segurança no Trânsito, aceitando recomendação da Câmara Técnica Volvo.

1990 – O PVST produziu e distribuiu o vídeo Crianças no Carro, para informar a comunidade do trânsito como transportar crianças nos automóveis. O PVST e SENAI produzem o curso de Direção Defensiva para motoristas profissionais.

1991 – Início de operação do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito (INST), criado pelo esforço conjunto do PVST, Shell Brasil, Rede Globo e Banco Itaú.

1993 – realização do Simpósio Volvo Sul-Americano de Segurança no Trânsito, em São Paulo, envolvendo a comunidade dos países vizinhos.

2000 – realização da 1ª Mostra Internacional de Filmes de Segurança no Trânsito, apresentando em Curitiba filmes premiados no Festival Internacional da França.

2001 – Início do Programa Transitando, projeto de educação de trânsito para escolas e alunos do ensino médio

2005 – O PVST apoia o lançamento do Premio Volvo de Seguridad Vial, realizado pela Volvo Argentina e inicialmente destinado para a categoria de imprensa.

2008 – Lançamento do “TransFormar”, programa de desenvolvimento comportamental de motoristas profissionais de caminhão, baseado no gerenciamento de riscos de viagem e que leva em consideração o cotidiano do condutor. O Programa foi exportado, com sucesso, para o Peru.

2014 – Lançamento da primeira edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, trabalho estatístico feito pelo PVST a partir da análise do banco de dados da Polícia Rodoviária Federal.

Produção e disseminação do Manual da ISO 39001, para contribuir com a divulgação da norma internacional de segurança no país.

2016 –  Lançamento da segunda edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, com maior abrangência e mais informações detalhadas de todas as rodovias federais do país. www.atlasacidentesnotransporte.com.br.

 

Premiações ao longo dos anos

1988 – Prêmio Opinião Pública – Conselho Regional de Relações Públicas;  Prêmio Aberje – Categoria Institucional e Prêmio Aberje – Categoria Assessoria de Imprensa.

1991 – IPRA Golden World Award – Prêmio Mundial de Relações Públicas, da Associação Internacional de Relações Públicas.

2002 – Prêmio IPRA (International Public Relations Associations) para o Transitando.

2016 – International Road Federation – Global Road Achievement Awards – Categoria Segurança no Trânsito.


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