A Volvo foi protagonista dos principais negócios de ônibus urbanos da América Latina no ano passado, com grandes entregas fora do Brasil, com destaque para vendas no Panamá e na Guatemala. “As exportações já atingem 3/4 das vendas do total dos negócios”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

O ano de 2017 foi positivo para os negócios de ônibus da Volvo na América Latina. Entregas para grandes metrópoles como cidade do Panamá e cidade da Guatemala, que renovaram frotas ou ampliaram seus sistemas urbanos de transporte de passageiros, asseguraram o crescimento da marca no continente. A região hispânica continua tendo importância estratégica. A Volvo tem tradição de exportação para estes países desde que começou a fabricar ônibus no Brasil, no final dos anos 70.

A empresa entregou 1.055 chassis em 2017, sendo que destes 791 foram exportados. As vendas para fora do Brasil cresceram em importância em comparação com o ano anterior, quando pouco mais da metade das entregas haviam sido feitas para outros países.

Além das exportações para o Panamá e Guatemala, destacaram-se os mercados do Brasil, Peru, Argentina e Chile. “Os negócios de nossa região, focados principalmente em ônibus de grande capacidade – articulados e biarticulados – são estratégicos para a Volvo Buses”, afirma Todeschini, referindo-se à divisão global de ônibus da marca. A Volvo é líder absoluta em BRTs (do inglês Bus Rapid Transit) – com mais de 50% de participação na frota circulante em sistemas de ônibus para transporte urbano de massa na América Latina.

Novos produtos e serviços

Em 2017 a Volvo introduziu um novo chassi de ônibus urbano, o B250R, com maior índice de nacionalização e mais tecnologia embarcada de conectividade que seu antecessor. “A primeira venda foi no Brasil, para Campinas (SP), e o veículo entrará em circulação em março” destaca Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo para o Brasil.

Outra novidade foi o lançamento do Programa de Consultoria em consumo de combustível para operadores de ônibus da marca. Com base em dados de conectividade dos ônibus, monitorados em tempo real pela Volvo e suas concessionárias, é possível analisar o desempenho individual de cada veículo e de cada motorista, identificando e propondo ações de melhoria. No projeto-piloto, com a empresa Visate, de Caxias do Sul (RS), houve redução de 7% em consumo de diesel. Em 2018 o projeto será ampliado para outros operadores de ônibus da marca.

No segmento de rodoviários, o destaque de 2017 foi o pioneirismo da Volvo na introdução de chassis na configuração 8×2 para carrocerias de 15 metros, adequados à mudança na legislação que permitiu um aumento de capacidade de passageiros. A marca foi a primeira a ter um chassi homologado e encarroçado nesta especificação, que representa uma nova tendência no mercado.

Novos Biarticulados conectados

O ano de 2018 inicia com a entrega de biarticulados para Curitiba (PR). Após muitos anos sem renovar sua frota de ônibus, a capital do Paraná terá 25 novos biarticulados Volvo de última geração. Com alto grau de conectividade embarcada, os veículos terão recursos avançados, como restrição de velocidade por região. Por meio de monitoramento remoto e geolocalização, os ônibus poderão ser programados à distância pelo operador do sistema para limitação de velocidade em áreas determinadas e/ou em horários especiais. “É uma tecnologia inédita no Brasil, um recurso que aumenta a segurança em áreas próximas a hospitais, escolas, terminais e em locais com alto fluxo de pedestres”, afirma Vardânega. A entrega dos veículos está programada para março.


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