A Volvo está exibindo na Fenatran 2019 os seus caminhões vocacionais FMX e VM 32 toneladas. “Nossa oferta de caminhões vocacionais é muito ampla e atende a todos os segmentos que precisam de veículos para operação off road”, declara Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

Reconhecida por oferecer os mais robustos e eficientes caminhões vocacionais em todo o mundo, a Volvo vem conquistando cada vez mais espaço nos segmentos de construção, mineração, canavieiro e florestal com os caminhões FMX e o modelo VM 32 toneladas.

“O FMX é o produto ideal para aplicações de transporte pesado em condições severas”, diz Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. Os caminhões FMX 6×4 e 8×4 rígidos com motor de 460cv e 500cv, respectivamente, são usualmente destinados para operações em mineração e construção.

A Volvo oferece ainda o FMX 6×4 e 8×4 com maior altura do solo, característica que protege os componentes vitais do veículo, como os eixos e partes do motor. É o caminhão com maior capacidade de trafegar em pisos ruins e condições extremas de trabalho. Já o FMX 6×4 cavalo mecânico com motor de 540cv é bastante indicado nas aplicações do segmento florestal e canavieiro.

Tração integral

“A Volvo possui ainda os caminhões FMX com tração integral para atender demandas específicas do mercado”, afirma Jeseniel Valério, gerente comercial de caminhões vocacionais Volvo, ao lembrar que o FMX pode sair de fábrica com configurações de eixos 6×6 e 4×4. “Os veículos deste tipo transitam melhor em terrenos irregulares em virtude de sua maior capacidade de tração”, destaca.

Na configuração 6×6 rígido, o FMX pode ser utilizado com vários tipos de implementos para uma série de aplicações específicas, como veículo-bombeiro ou de resgate ou para tarefas em que necessitem um maior poder de tração em função das condições de piso e topografia encontradas em algumas minerações. É um caminhão bastante robusto, que pode vencer com facilidade rampas e topografias ruins.

O FMX pode sair de fábrica com motorização que vai até 540cv de potência. Ele também é oferecido como cavalo mecânico, para ser acoplado a um semirreboque, podendo ser implementado com caçambas de grande capacidade de carga para minerações, dependendo das necessidades do transportador. Na versão 4×4, o FMX pode sair de fábrica equipado com um motor de 380cv.

VM 32 toneladas

A Volvo oferece também o VM 32 toneladas, que complementa a linha vocacional. São caminhões com grande capacidade de carga, alta disponibilidade e baixo custo de manutenção.

“O VM 32 toneladas é voltado para os segmentos que precisam de veículos com capacidade de carga intermediária e adequada para aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem caminhões de maior potência”, declara Menoncin. Equipado com o tradicional motor de 330cv e uma configuração de eixos 6×4, é também o caminhão mais leve em sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador.

O setor de construção tem à disposição o VM 6×4 32 toneladas, com motor de 330cv, muito comum em minerações e construções leves, para ser implementado com caçambas. É indicado também para operações de compactação de resíduos, betoneira e guindastes.

“O VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas veio para suprir a demanda do mercado para veículos com uma ótima relação custo-benefício no segmento vocacional”, observa Valério.

Componentes do FMX

O VM 32 toneladas compartilha alguns de seus principais componentes com a consagrada linha FMX. Ele tem, por exemplo, os robustos eixos trativos com redução nos cubos, bem como o eixo dianteiro de viga reta, e a mesma caixa de câmbio I-Shift do FMX. “O VM 32 toneladas traz mais robustez e confiabilidade na operação de transporte”, finaliza Cavalcanti.

São Paulo, 13 de outubro de 2019.


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