A Volvo Construction Equipment fez uma demonstração da carregadeira de rodas compacta elétrica LX2 no Volvo Group Innovation Summit, em Berlim. O protótipo da máquina oferece zero emissões, níveis de ruído significativamente menores, maior eficiência e custos operacionais reduzidos.

A LX2 foi apresentada no quarto Innovation Summit da Volvo Group, realizado na Alemanha, juntamente com inovações autônomas e de eletromobilidade de todo o Grupo Volvo. O evento focou a infraestrutura e o transporte nas cidades do futuro, além dos impactos positivos deste conceito na sociedade por meio do aumento da eficiência do transporte, da redução do impacto ambiental e de maior segurança no trânsito. Na conferência, a Volvo CE também demonstrou seu protótipo de escavadeira compacta totalmente elétrica EX2 e apresentou o projeto de pesquisa de instalações elétricas da empresa.

Operação elétrica

A LX2 é um protótipo de segunda geração, parte de um projeto de pesquisa e ainda não está disponível comercialmente. Para tornar a máquina elétrica, o motor de combustão foi substituído por uma bateria de íons de lítio. Ela armazena energia elétrica suficiente para operar a máquina por oito horas em suas aplicações mais comuns, como nfraestrutura leve e paisagismo, por exemplo. A LX2 também incorpora dois motores elétricos, um para o sistema de transmissão e outro para o sistema hidráulico. O desacoplamento dos subsistemas levou a uma maior eficiência nos sistemas e na máquina inteira.

“A LX2 é um protótipo revolucionário de emissões zero que oferece maior eficiência e menores custos operacionais, sem comprometer o desempenho da máquina”, diz Ulrich Faß, gerente de tecnologias emergentes. “Ela incorpora a mais recente tecnologia avançada em baterias químicas. Como é elétrico, nenhum material particulado, óxido de nitrogênio ou dióxido de carbono, por exemplo, é liberado no meio ambiente. Por ter níveis de ruído extremamente baixos, a torna ideal para uso em cidades e áreas densamente povoadas. Isso também vale para a escavadeira compacta EX2 100% elétrica. São máquinas seriam ideais para trabalhar lado a lado”, diz o executivo.

A EX2 também faz parte de um projeto de pesquisa e não está disponível comercialmente. O protótipo da máquina oferece emissões zero, eficiência 10 vezes maior, níveis de ruído 10 vezes menores e custo total de propriedade reduzido em comparação com as máquinas convencionais.

Mais limpa e eficiente

A Volvo CE também apresentou seu projeto de pesquisa de canteiro de obras elétrico, para transformar o setor de pedreira e agregados, reduzindo as emissões de carbono em até 95% e o custo total de propriedade em até 25%. A Volvo e sua cliente Skanska Suécia estão testando a solução elétrica local em um ambiente de produção real por dez semanas na pedreira Vikan Kross da Skanska, perto de Gotemburgo, na Suécia. O sistema incorpora protótipos de máquinas elétricas e autônomas, incluindo o carregador de carga HX2 autônomo, bateria-elétrica, a carregadeira de rodas híbrida LX1 e a escavadeira conectada por cabo EX1. Essas máquinas fazem parte de um projeto de pesquisa e não estão comercialmente disponíveis.

“A eletrificação de equipamentos de construção produzirá máquinas mais limpas, silenciosas e mais eficientes. É o futuro da nossa indústria”, diz Patrik Lundblad, vice-presidente sênior de tecnologia da Volvo CE. “Estamos em um período de crescimento exponencial da tecnologia e no início de uma mudança de paradigma. Desenvolvemos tecnologias ligadas à eletromobilidade, automação e conectividade que irão beneficiar nossos clientes e o meio-ambiente, contribuindo assim para o aumento do desempenho da máquina, da produtividade, da eficiência, da segurança e da sustentabilidade”, finaliza.


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