A Volvo acaba de vender 47 caminhões FMX e VM para a Skava-Minas, de Minas Gerais. Empresa prestadora de serviços em mineração e terraplenagem sediada em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Skava-Minas adquiriu 16 unidades do FMX 8×4 rígido, 20 do FMX 6×4 rígido e 11 VMs, 10 do modelo 32 toneladas e um VM 270cv 6x2R.

“Robustos e com grande capacidade de carga, os caminhões Volvo são atualmente o melhor produto para o segmento de mineração”, afirma Marcos José de Paula, sócio da Skava-Minas. “Para viabilizar a aquisição dos veículos, foi muito importante a parceria com o Banco Volvo, que tem taxas competitivas de financiamento”, complementa Edwarde José Duarte, também sócio da Skava-Minas.

Os caminhões FMX 8×4 serão utilizados no transporte de minério de ferro em uma mina da Vallourec, localizada no município de Nova Lima. Já os FMX 6×4 e os VMs 32 toneladas serão destinados para trabalhos na empresa Samarco, também em Minas Gerais.“Nossos veículos vocacionais estão cada vez mais conquistando mercado por conta de seus atributos”, diz Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.

“Os caminhões Volvo são reconhecidos no mercado por sua alta disponibilidade e capacidade de carga”, destaca Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo. O FMX 8×4, por exemplo, tem um PBT (Peso Bruto Total) de 52 toneladas, o que garante uma grande capacidade de carga. “Com uma maior capacidade de carga e uma alta disponibilidade, os FMX diminuem o custo por tonelada transportada e, consequentemente, melhoram a rentabilidade do cliente”, explica William Junqueira, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil. Outra grande vantagem dos caminhões da marca são a durabilidade e a robustez. Os veículos vocacionais têm chassis produzidos com materiais especiais e mais resistentes, e possuem ainda suspensões e eixos reforçados.

Caixa de câmbio I-Shift

Com excelente rendimento energético, os FMX são equipados com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift. “Todos os caminhões FMX e VM adquiridos pela Skava-Minas saíram de fábrica com a transmissão I-Shift”, informa Jeseniel Valerio, gerente de caminhões vocacionais Volvo. Os FMX estão equipados com a 6ª geração desta caixa, reconhecida mundialmente pela redução no consumo de combustível, grande conforto e segurança.

Na versão off-road, a caixa I-shift conta com componentes internos reforçados, preparada para atividades de mineração. Moderna e com software específico para o segmento, a transmissão tem uma “inteligência” mais sofisticada. A conexão entre a caixa e os demais módulos que compõem a arquitetura eletrônica do caminhão foi ampliada. Na prática, isso significa trocas mais rápidas de marchas, diminuição no consumo de diesel, melhor comportamento do acelerador, melhor performance em aclives e mais conforto para o motorista.

Com 12 marchas a frente e quatro a ré, a nova caixa gerencia melhor a relação com o motor, proporcionando um maior aproveitamento da potência, principalmente nos momentos em que o veículo precisa manter a velocidade média para vencer trechos de estrada com subidas.

Freio motor

Outra grande vantagem dos caminhões FMX é que eles têm o potente freio motor Volvo, com até 510cv, e que na maioria dos casos dispensa o uso do retarder. Chamado de VEB (Volvo Engine Brake), o freio motor Volvo garante mais segurança nas operações de transporte.


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