Pioneira na introdução da tecnologia de joystick na navegação de lazer, a Volvo Penta apresenta agora o novo Joystick Inboard, criado para oferecer a melhor capacidade de manobra do mercado também em embarcações com configurações de centro “twin” (dois motores). “Estamos constantemente ampliando nossa oferta de produtos para atender as demandas de nossos clientes”, declara Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America.

Um item de série no novo Joystick Inboard, o Joystick Docking (atracação) da Volvo Penta transformou a atracação e manobras em ambientes confinados em uma tarefa muito simples. Ao invés de fazer complicadas trocas de marchas, aceleração e direção, basta os pilotos moverem o joystick na direção desejada e o barco responde de acordo.

“A atracação pode ser uma parte estressante da navegação. O Joystick Inboard acaba com isso”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America. “É tão simples e intuitivo que crianças conseguem manobrar”, diz.

Joystick Driving (Pilotagem) e Autopilot (Piloto Automático) são também itens de série e garantem a mesma precisão e capacidade de manobra ao navegar em mar aberto. É possível pilotar com uma mão só, a qualquer velocidade, com respostas perfeitas e esforço mínimo. “Nunca foi tão fácil pilotar um barco”, ressalta Baptista.

O Joystick Inboard é o mais completo sistema no mercado para configurações com motor de centro compostos de cinco componentes: propulsores, lemes, marcha, deslizamento e aceleradores. Ele calcula o equilíbrio entre ângulos de leme e pede a propulsão dos motores principais e do motor de proa, para atender as características de cada barco. Esta funcionalidade garante uma operação macia e precisa. O resultado é uma capacidade de manobra superior à de qualquer outro joystick de motor de centro.


GALERIA DE IMAGENS