Volvo CE

Volvo Construction Equipment lança sua nova escavadeira EW205D

09/06/2015

Massami Murakami

Diretor de marketing da Volvo CE Latin America.

Afrânio Chueire

Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

A Volvo está lançando sua nova escavadeira EW205D no Brasil e em toda a América Latina. Equipada com o potente motor D6 da Volvo, a escavadeira sobre rodas EW205D chega ao mercado para proporcionar mais desempenho com grande eficiência de combustível. “É mais uma máquina da marca que garante maior produtividade e rentabilidade na operação”, declara Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

A escavadeira possui a avançada tecnologia Eco, exclusiva da Volvo, criada para diminuir o consumo de combustível, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade.  Este sistema controla eletronicamente a vazão da bomba hidráulica da escavadeira, de acordo com a necessidade da operação. No modo de trabalho, pode-se ajustar automaticamente a rotação e a potência hidráulica. O operador pode escolher o melhor modo de trabalho para a tarefa a ser realizada entre I (ponto morto) , F (Fino), G (Geral), H (Pesado) e P (Potência máxima).

O modo Eco otimiza o sistema hidráulico para reduzir as perdas de vazão e pressão, resultando em melhor eficiência de combustível, sem prejuízo para o desempenho. “Fazer mais com menos é uma das características dos equipamentos da Volvo”, afirma Massami Murakami, diretor de marketing da Volvo CE Latin America.

Estabilidade

O carro inferior (superestrutura) da EW205D é robusto, permitindo excelente estabilidade em qualquer condição de trabalho, como em terrenos irregulares, por exemplo, assim como na operação de cargas mais pesadas. “Esteja trabalhando em construção de estradas, nas instalações de serviços públicos, em terraplenagem ou em qualquer outra aplicação, a EW205D foi desenhada para suportar terrenos difíceis em uma ampla gama de canteiros de obras”, observa Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE Latin America.

A nova escavadeira tem ainda a trava de eixo, outra importante característica que proporciona mais estabilidade. Ela pode ser acionada manual ou automaticamente. O eixo dianteiro se movimenta, quando a máquina está em deslocamento ou operando em terrenos irregulares ou acidentados.

Variedade de tarefas

Uma lâmina frontal robusta e estabilizadores laterais otimizam a estabilidade durante a operação e aumentam sua versatilidade. Isso permite que a escavadeira seja usada na realização de uma variedade enorme de tarefas, incluindo içamento, carregamento, escavação e nivelamento.

Não completamente difundido na América Latina, o conceito de escavadeiras sobre rodas oferece o benefício da facilidade de locomoção entre frentes de trabalho, justamente pelo fato de ser uma máquina sobre rodas, podendo facilmente ir de um lugar para outro. Por causa de suas dimensões, a escavadeira também pode rodar em vias públicas.

Em virtude de sua grande manobrabilidade, a EW205D é também bastante utilizada em trabalhos urbanos, como em obras de saneamento, colocação de tubos e manuseio de materiais. Na agricultura, é muito útil na abertura de valas, limpeza de canais, ou na indústria florestal, onde pode fazer o manuseio de toras.

A estrutura principal rígida é resistente e absorve facilmente os impactos transferidos pelo equipamento de escavação. A solda reforçada entre as estruturas central e lateral, a lança e os suportes dos cilindros da lança aumentam consideravelmente a durabilidade da máquina.

O trem de força da escavadeira foi desenvolvido de forma integral para trabalhar em harmonia perfeita. E o projeto Volvo proporciona um excelente controle do equipamento para um deslocamento suave, com desempenho superior e alta produtividade.

Conforto

Tudo na escavadeira EW205D foi pensado para garantir mais conforto ao operador. O monitor colorido de 7 polegadas de LCD exibe informação de condição da máquina, inclusive dados de consumo de combustível e alertas para intervalos de manutenção. “Isso gera um aumento da disponibilidade e uma alta produtividade”, destaca Masashi Fujiyama, engenheiro de vendas da Volvo CE Latin America. O projeto do monitor facilita o uso e possibilita leitura de dados em qualquer condição de luz.

O assento é totalmente ajustável e foi projetado para aprimorar o conforto do operador durante seus longos turnos de trabalho. Para o máximo de conforto estão disponíveis opcionalmente a suspensão a ar e o aquecimento do assento.

O desenho esguio da coluna de direção com ajustes acessíveis facilitam o acesso à cabine e também não atrapalha a visão. O ângulo da coluna de direção pode ser alterado simplesmente pressionando o pedal.

O sistema de climatização Volvo é potente e proporciona ao operador um nível superior de conforto. O sistema de circulação de ar é muito eficiente, e o desembaçador tem 14 sopradores bem distribuídos, aquecendo ou refrigerando rapidamente a cabine.

Com pilares finos e grande área envidraçada, a cabine Volvo com ROPS proporciona visibilidade em toda a volta e o máximo de segurança nas estradas ou fora delas. Para maior conforto do operador, os controles e interruptores estão posicionados de forma ideal e os coxins de borracha da cabine absorvem choques e reduzem a vibração.