Volvo CE

Volvo lança a escavadeira EC220DL, destinada ao setor florestal

09/06/2015

Afrânio Chueire

Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

A Volvo está lançando no Brasil a escavadeira EC220DL para aplicação florestal, especialmente desenvolvida para este setor. Esta máquina destaca-se pela grande eficiência e versatilidade em trabalhos de colheita de madeira.

“É um equipamento ideal para um segmento da economia que precisa de agilidade, tecnologia, robustez e baixo consumo de combustível”, declara Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.  A máquina pode ser adquirida via Finame.

“A Volvo investe constantemente em produtos que contribuam para aumentar a produtividade e a rentabilidade da operação. Esta nova máquina contribui decisivamente para atingir este objetivo”, complementa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. A EC220DL para aplicação florestal corta, derruba, descasca e também corta a árvore no comprimento especificado.

A Volvo é pioneira mundialmente no fornecimento de uma escavadeira com a utilização de um cabeçote processador (Harvest) na área florestal. A já consagrada escavadeira da marca que serve de base para a máquina EC220DL para aplicação florestal, exclusivamente voltada para este setor, torna este lançamento ainda mais importante. “É um equipamento já conhecido e amplamente aceito pelo mercado, trazendo todas as características que um cliente florestal deseja num equipamento deste tipo”, observa Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE Latin America.

A cabine tem um para-brisa de policarbonato de 18 milímetros, placas do mesmo material parafusadas nas laterais, proteção do capô do motor, passarelas laterais, sistema hidráulico  específico para acionar o cabeçote processador, filtro de linha de retorno de alta capacidade e um sistema próprio de refrigeração do óleo hidráulico. “A EC220DL para aplicação florestal  é um equipamento avançado”, diz Masashi Fujiyama, engenheiro de vendas da Volvo CE Latin America.

A escavadeira vem equipada com a última geração de cabines Volvo com certificado ROPS, e que proporciona excelente visibilidade e controles localizados à mão do operador. São mais espaçosas e confortáveis. Tem, ainda, um sistema de climatização com 14 saídas ajustáveis, permitindo ao operador regular a distribuição interna de ar de acordo com a sua preferência.  “São itens que garantem maior segurança à operação e conforto ao operador”, destaca o engenheiro.

A nova escavadeira vem equipada com o modo ECO, exclusivo da Volvo, que contribui para melhorar em até 5% a eficiência no consumo de combustível sem perder produtividade.

O sistema hidráulico da EC220DL para aplicação florestal envia o fluxo hidráulico de acordo com a demanda requisitada pelo cabeçote, tornando assim o ciclo mais curto e rápido, e sem desperdício de energia, proporcionando alta produtividade e um menor consumo de combustível.  Além disso, o operador se beneficia de movimentos mais suaves, fáceis e harmônicos.

A máquina também tem facilidade de manutenção. Portas amplas com trava oferecem fácil acesso aos pontos de serviços e filtros, o que permite que as inspeções sejam feitas mais rapidamente, aumentando a disponibilidade do equipamento. O modo de serviço instalado no monitor exibe intervalos de manutenção dos principais componentes e as verificações de diagnósticos. Além disso, as placas antiderrapantes asseguram o acesso seguro para manutenção, mesmo em condições de clima chuvoso.