Volvo CE

Sistema CareTrack da Volvo opera por comunicação GSM e via satélite

09/06/2015

O sistema de telemática para equipamentos de construção da Volvo é o mais avançado do mercado. Chamado CareTrack, ele é híbrido e opera tanto por comunicação GSM como por via satélite. “Temos a melhor solução em telemática para atender as diferentes necessidades dos usuários”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

O CareTrack permite que o usuário faça a gestão da frota de equipamentos de forma totalmente remota. Como uma boa parte das máquinas trabalha em regiões afastadas e de difícil acesso, a tecnologia híbrida permite que o cliente opte pela comunicação via satélite, caso a conexão via GSM falhe. “Uma das vantagens do sistema híbrido da Volvo é que a comunicação é mais frequente e mais segura”, afirma Renan Wagner, coordenador de marketing de peçsa e serviços da Volvo CE Latin America.

O cliente pode acessar os dados no portal do CareTrack ou numa própria interface do sistema em seu site. Ele faz o monitoramento 24 horas por dia e em tempo real de todas as operações de uma máquina ou de uma frota inteira. O CareTrack faz um diagnóstico completo da operação.

O hardware instalado no equipamento monitora eletronicamente todos os dados disponíveis e informa o posicionamento, consumo de combustível, horas trabalhadas, tempo de máquina parada e alarmes de manutenção, entre outros dados. As informações são enviadas para um servidor da Volvo e podem ser acessadas pelo usuário em qualquer dispositivo com acesso à internet”, diz Rodrigo Braga, product manager de CareTrack.

Com os relatórios, é possível saber exatamente onde e como o equipamento está trabalhando, identificar eventuais falhas, pontos de melhorias e prever a manutenção com antecedência. É possível, por exemplo, reduzir o consumo de combustível ao identificar e diminuir o tempo em que a máquina fica ligada sem trabalhar.

Com o monitoramento, o cliente identifica se a máquina está sendo usada corretamente ou da forma mais eficiente, e compara tarefas e adota medidas para que a operação seja a melhor possível, mais produtivia e com o menor consumo possível”, enumera Wagner.

Para incentivar a utilização do CareTrack, a Volvo CE desenvolveu uma nova oferta comercial que amplia o tempo que as máquinas ficam conectadas, sem custo para os clientes e distribuidores. “Passamos a oferecer até seis anos de uso do Caretrack sem nenhuma cobrança, utilizando a rede de dados GSM. Essa nova estratégia nos ajuda a manter as máquinas conectadas por mais tempo”, complementa Wagner.