Volvo CE

Volvo Construction Equipment está na vanguarda em respeito ao meio ambiente

17/04/2015

A Volvo está e sempre esteve na vanguarda quando se trata de respeito ao meio ambiente, um dos valores fundamentais da marca, ao lado da segurança e da qualidade. Uma das líderes no segmento em que atua, a empresa sempre desenvolveu produtos avançados tecnologicamente, cuja utilização provoca o menor impacto ambiental possível.

“O estabelecimento das normas de emissões e ruídos Proconve/MAR I no Brasil ocorre a partir de janeiro de 2015. Mas nossas máquinas já cumpriam há bastante tempo os requisitos que agora serão exigidos pelas autoridades”, declara Massami Murakami, diretor de Marketing e de Engenharia de Vendas da Volvo Construction Equipment Latin America.

A Volvo CE já estava há vários anos oferecendo ao mercado brasileiro e latino-americano equipamentos de construção com a tecnologia atualizada nos mercados mais exigentes – EPA Tier III nos Estados Unidos e Stage IIIA na União Europeia, equivalentes às normas Proconve/MAR I (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias), recentemente divulgadas pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

A Volvo CE também está sempre à frente em eficiência energética. Uma das características de produtos eficientes é o nível de consumo de combustível por tonelada produzida. “Somos o melhor ou estamos sempre entre os melhores nesta área”, orgulha-se Murakami.  “Tanto que quando a Volvo planeja o desenvolvimento de uma nova geração de máquinas, os itens relacionados ao consumo de combustível são prioritários no projeto”, complementa o executivo.

Outra área na qual a Volvo CE se destaca é a capacitação dos usuários por meio do programa Eco Operator, um aspecto fundamental quando se trata de eficiência na operação. A empresa desenvolveu um avançado treinamento de operadores de máquinas usando modernos simuladores. A tecnologia é usada para capacitar e melhorar o desempenho de operadores sem a utilização dos equipamentos de construção. “O objetivo é  garantir mais eficiência, segurança e produtividade na operação e mais rentabilidade para o cliente”, afirma Murakami.

Uma das vantagens de utilizar as máquinas de forma correta, além do aumento da produtividade da operação, é a redução no consumo de combustível em até 5% e, consequentemente, dos custos operacionais e das emissões de poluentes.

Mas a Volvo CE atua também na área de engenharia avançada para determinadas máquinas em determinadas operações, com o objetivo contínuo de desenvolver novos produtos que reduzam emissões e o consumo de combustíveis.