Volvo CE

Treinamento virtual de simuladores Volvo garante mais produtividade das máquinas

03/06/2014

Afrânio Chueire

Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

A Volvo Construction Equipment desenvolveu um treinamento de operadores de máquinas usando um moderno simulador. A tecnologia é usada para capacitar e melhorar o desempenho de operadores, minimizando a utilização dos equipamentos de construção. “Queremos garantir mais eficiência e produtividade na operação e mais rentabilidade para o cliente”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

Os avançados simuladores Volvo estão sendo exibidos na M&T Peças e Serviços, feira de tecnologia e gestão de equipamentos de construção que se realiza de 3 a 6 de junho, em São Paulo. “O objetivo é que o operador conheça melhor o equipamento e saiba utilizar todos os seus amplos recursos, aumentando a disponibilidade e o desempenho da operação”, diz Chueire.

Uma das vantagens de utilizar as máquinas de forma correta, além do aumento da produtividade da operação, é a redução no consumo de combustível em até 25% e, consequentemente, dos custos operacionais e das emissões de poluentes.

Os simuladores Volvo são usados para treinar operadores iniciantes ou para melhorar o desempenho dos profissionais. O grande número de cenários e os comandos idênticos aos de um equipamento real, possibilitam aos usuários aprender desde manobras básicas, até operações complexas, em situações difíceis ou que oferecem riscos.

3D

Os simuladores possuem um moderno sistema gráfico 3D e uma plataforma de comando elétrico que permite ao usuário sentir os movimentos de escavação e carregamento, a irregularidade e o relevo do solo, e a dificuldade de escavação, como se estivesse em um trabalho de campo. Um monitor de LED de 55 polegadas projeta os cenários.

“Outra vantagem no treinamento com um simulador é a segurança. O operador pode realizar comandos mais ousados, pois mesmo que aconteça um tombamento, não será um acidente, e sim uma simulação”, argumenta Luiz Vieira, coordenador de treinamento da Volvo CE Latin America.

“O treinamento está totalmente alinhado aos valores da marca, pois garante mais qualidade para a operação, segurança para o operador e respeito ao meio ambiente”, destaca Chueire.

Um dos treinamentos oferecidos com simuladores, o EcoOperator, é de 40 horas-aula divididas em cinco dias. No primeiro, o instrutor vai a campo com o operador para fazer uma pré-avaliação e, no segundo dia, a aula é teórica, baseada nas informações colhidas. No terceiro e quarto dias o treinamento é realizado em simuladores e, no último, o operador volta a campo com instrutor para comparar a operação antes e depois do treinamento.

Menos riscos e paradas

Os simuladores têm 24 cenários diferentes e a vantagem é que dispensam a necessidade de utilizar um equipamento real, o que evita gastos, paradas e riscos. “A nossa experiência prática demonstra que podemos eliminar em mais de 75% o uso do equipamento real em treinamentos de operação”, conta Vieira. O treinamento pode ser realizado na rede de distribuidores Volvo CE e na própria sede da empresa, em Curitiba.

No ambiente virtual é possível desenvolver atividades como teste de direção, encaixe de acessórios, carregamento de reboque, carregamento lateral traseiro, posicionamento da máquina para carregamento, escavação e demonstração de terraplanagem.

O equipamento que simula uma carregadeira ou um caminhão articulado permite operações como atravessar percursos sem derrubar obstáculos, manuseio e empilhamento de mercadorias, carregamento de carga e manobras em terrenos íngremes e acidentados.

Mais informações

Milena Miziara - Grupo Volvo América Latina,
Assessoria de Imprensa - Comunicação Corporativa,
Tel.: +55 41 3317- 4255 - E-Mail: milena.miziara@volvo.com