Volvo Penta

Motores V8 a gasolina com Forward Drive: mais tecnologia, performance e segurança

12/04/2018

Os motores V8 a gasolina da Volvo Penta e o revolucionário sistema de propulsão Forward Drive da marca são a combinação perfeita para os proprietários de barcos e esportistas náuticos que buscam ao mesmo tempo alta tecnologia, performance e segurança durante atividades de lazer. “De nada adiantaria ter uma solução avançada sem proporcionar mais segurança, que é um valor fundamental da Volvo e um atributo pelo qual nossos produtos são conhecidos mundialmente”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America.

A Volvo Penta mostra suas soluções nesta área no Rio Boat Show, um dos maiores eventos de tecnologia e serviços náuticos da América Latina, que se realiza de 14 a 22 de abril na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

O inovador sistema de propulsão para embarcações de lazer movidas a gasolina tem o hélice direcionado para baixo, o que abre possibilidades de navegação para barcos de 16 a 32 pés, garantindo mais segurança na prática de esportes náuticos, como, por exemplo, o wakesurf e o wakeboard. Equipado com um flap especial, o Forward Drive gera ondas e facilita as atividades esportivas. O DuoProp voltado para frente deixa um rastro de esteira simétrico para a prática do wakeboard e faz ondas perfeitas para a prática do wakesurf.

Com seus hélices voltados para frente, o sistema torna a navegação mais segura tanto para esportes aquáticos como para atividades em que o barco navega em baixa velocidade e os tripulantes estão próximos à popa da embarcação, como a pesca. “Ao pegar uma água limpa, sem turbulência, o rendimento do sistema de propulsão é melhor, garantindo uma reação, aceleração e economia de combustível superiores, ao mesmo tempo que reduz o ruído, a vibração e elimina a fumaça do convés, uma vez que os gases são expelidos embaixo da água”, explica Baptista.

Além disso, o Forward Drive torna a aceleração mais suave, facilita a manobra e permite curvas mais fechadas mesmo em alta velocidade. Outra vantagem é que melhora a reação do barco em manobras de baixa velocidade e atracagem. 

Motores V8

O Forward Drive se encaixa perfeitamente em toda a linha de motores marítimos de lazer a gasolina da Volvo Penta. Os motores V8 380 e V8 430, agora com 6,2 litros, são modelos baseados nos bem-sucedidos blocos Gen-V, que incorporam características técnicas que nenhum outro motor a gasolina em sua faixa de potência consegue igualar.

A maior capacidade de combustível dos modelos permite ao V8 380 uma aceleração 24% mais rápida. Ele é também 11% mais eficiente em combustível do que seu antecessor. Já o V8 430, o modelo mais potente da linha de motores marinhos a gasolina da Volvo Penta, oferece aceleração 14% mais rápida e 10% mais eficiência do que o modelo anterior.

Mais informações

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Assessor de Imprensa
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296 - E-mail: newton.chagas@outlook.com