Volvo Penta

Vídeos da Volvo Penta mostram o problema do plástico no mar e pedem mudança de comportamen

13/05/2019

Dois vídeos da Volvo Penta divulgados esta semana na internet mostram o gravíssimo problema da poluição dos mares com plásticos e apelam para mudança de comportamento no uso cotidiano de materiais plásticos descartáveis. Os filmes são a continuidade do compromisso da empresa assinado recentemente de participar no Brasil da campanha Mares Limpos (Clean Seas) da ONU (Organização das Nações Unidas). A Volvo Penta produz motores marítimos e soluções para embarcações de lazer e profissionais. É o braço náutico do Grupo Volvo, sediado na Suécia.

“O problema do lixo no mar é tão imenso quanto os oceanos”, afirma Thiago Teixeira, responsável pela área de comunicação de marketing da Volvo Penta South America, ao destacar o tamanho da calamidade em curso nos mares: cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos. Estimativa da ONU informa que, se nada for feito para mudar o atual quadro, em 30 anos os mares terão mais plásticos do que peixes.

“O nosso conforto ao usar plásticos descartáveis muitas vezes impacta a vida de outros seres”, diz Fe Cortez, criadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo”. A campanha Mares Limpos da ONU tem o objetivo de reduzir o impacto dos plásticos descartados nos mares. A ação mobiliza governos, ativistas, empresas e a sociedade civil para fortalecer a conscientização sobre a necessidade de reduzir significativamente os plásticos descartáveis e banir as microesferas em produtos de higiene e cosméticos.

Compromisso Volvo Penta

A Volvo Penta assinou no começo deste mês no Rio de Janeiro compromisso público para descontinuar o uso de plásticos nos escritórios da companhia, assim como em eventos, itens de merchandising e embalagens. A empresa também se compromete em fazer investimentos em pesquisa e promover ações de conscientização com clientes e outros públicos do mercado náutico sobre este assunto. “Queremos ajudar a mudar o comportamento do uso intensivo de plásticos descartáveis. E essa mudança começa dentro de nossa empresa”, declara Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America.

“O plástico é onipresente, está em todos os oceanos do planeta. É possível encontrar grandes redes de pesca, sacolas plásticas e garrafas de refrigerante e até microplásticos de menos de 5 milímetros de diâmetro”, explica Fernanda Daltro, head da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente no Brasil. “É uma felicidade muito grande ter a Volvo Penta a bordo da campanha Mares Limpos", finaliza. 

Vídeos:

Volvo Penta e ONU Meio Ambiente – Daqui para frente, sem plástico
https://youtu.be/hFWD57hVLhQ 

Daqui para frente, sem plástico – Entrevistas
https://youtu.be/eRshUeCZmRo 

Mais informações

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Assessor de Imprensa
Outlook - Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296 - E-mail: newton.chagas@outlook.com