A Volvo Construction Equipment Latin America está apresentando na M&T Expo 2018 o seu novo caminhão rígido fora de estrada. Com 95 toneladas métricas de capacidade, o R100E faz parte da estratégia da Volvo CE de se tornar um importante fornecedor de soluções para o setor de mineração. “O R100E é um aliado das empresas, ao diminuir o custo total de propriedade e aumentar a produtividade de quem atua nesta área”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE LA.

Com tamanho e capacidade que o tornam o maior equipamento de transporte da Volvo, o R100E chega para reduzir os custos operacionais ao aumentar a produção, o tempo de atividade e o conforto do operador. Com design inovador, foi projetado com base em DNA forte, com quase um século de excelência em engenharia. Por quase 70 anos, a fábrica da Volvo CE na Escócia vem projetando e produzindo caminhões rígidos fora de estrada.

Transporte mais, ganhe mais

A nova estrela da Volvo é impulsionada por um motor de 783 kW (1075 hp), que permite aos operadores atingirem as metas de produção rapidamente. O trem de força proporciona altas capacidades de torque, desempenho sem igual em aclives e força de tração líder na classe. O controle do trem de força e o torque são fornecidos pelo novo Volvo Dynamic Shift Control, sistema que adapta automaticamente os pontos de mudança de marcha, dependendo das condições de trabalho e da forma de condução.

“O R100E é voltado para aplicações de mineração a céu aberto e pedreiras, onde, devido aos grandes volumes de produção requeridos, os custos operacionais são fator-chave”, afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. O caminhão tem caçamba em forma de V com capacidade de 60,4 m³ para retenção ideal de carga e retorno mínimo de material. O operador pode atingir uma carga útil média regular (95 toneladas), enquanto o sistema de basculamento da caçamba garante tempos de ciclo curtos.

A Volvo oferece opcionalmente o On-Board Weighing (OBW), um sistema integrado para garantir que a máquina transporte a carga útil ideal, otimize mais a produção e reduza os custos operacionais. O dispositivo faz isso usando sensores de pressão para monitorar e retransmitir as estatísticas da máquina.

A Volvo também oferece junto com os distribuidores consultoria técnica para dimensionamento de frotas, usando o software de simulação Volvo Site Simulation. Trabalhando em conjunto, o distribuidor e o cliente podem estudar diversas opções de frota e configuração da operação, e estimar capacidades de produção e custos para assegurar a máxima produtividade e o menor custo por tonelada transportada.

Alto desempenho

“Aumentar a produtividade é muito importante para um setor que trabalha com escala”, afirma Boris Sánchez, gerente de aplicações e suporte a vendas da Volvo CE LA. O design do R100E é voltado para oferecer produtividade e disponibilidade mecânica elevadas, pois garante proteção dos componentes, proporcionando ciclos de vida mais longos e intervalos prolongados entre manutenções.

O robusto caminhão da Volvo CE tem um centro de gravidade baixo e vem equipado com uma caçamba e um chassi inteligentemente projetados. Eles funcionam em harmonia com a suspensão McPherson e uma suspensão dianteira baixa, além do novo sistema de direção de baixo esforço. O operador pode facilmente realizar curvas fechadas, com a direção leve e intuitiva proporcionada pela válvula de controle Orbitrol.

O R100E também reduz custos de reparo. A suspensão dianteira é espaçada e absorve impactos durante a carga e o transporte para proteger as partes vitais da máquina. O design do chassi promove flexibilidade de movimentação tanto em vias bem compactadas e frequentemente mantidas, como em outras menos mantidas e com irregularidades. Fabricado com vigas de aço de seção em caixa, o chassi tem aço de alta resistência nos locais de tensão para absorver os impactos do solo. Todos os mancais do chassi possuem embuchamentos, oferecendo proteção adicional. Com uma caçamba de aço de alta resistência de alto impacto e resistente à abrasão de 400 HBW, o R100E consegue desempenho de longa duração.

Conforto

O novo rígido é também a melhor escolha do operador. “Um operador satisfeito com a máquina é um aliado do cliente”, diz Capato. Montada em suportes de isolamento do tipo viscoso para maior conforto no deslocamento, a cabine ROPS/FOPS proporciona vibrações e ruído externo reduzidos. Do assento, o operador observa o local de trabalho e o entorno por uma grande área envidraçada e do para-brisa de baixa inclinação. A boa visibilidade é complementada por um sistema de visualização em 360° do Volvo Smart View, que utiliza câmeras no exterior com ângulo ultra amplo, para produzir uma visão panorâmica.

O Volvo Smart View também reduz ou elimina colisões com outros objetos, diminuindo danos à máquina e aos pneus, particularmente quando em marcha a ré, pois permite que os operadores evitem os obstáculos no solo. “Diminuir o risco de danos à máquina reduz custos de reparo e aumenta o tempo de atividade do equipamento”, explica Capato.

Os monitores e controles ergonomicamente posicionados estão ao alcance do assento, que tem suspensão a ar e é ajustável para se adequar ao operador. A cabine é equipada com propriedades pressurizadas e controle de HVAC, e tem amplo espaço para armazenamento, aumentando a organização na cabine e diminuindo distrações. Para proteção do operador e do pessoal do local de trabalho, os sistemas como, por exemplo, os interruptores de parada de emergência, são de fácil acesso. O retardador da transmissão e o inibidor de descida em ponto morto garantem o controle seguro em declive, enquanto a proteção de sobrerrotação do motor desacelera automaticamente para uma operação segura.

Fácil de inspecionar

O acesso para verificações e inspeções de rotina são rápidos e fáceis. Os degraus são antiderrapantes e as passagens, seguras. Os pontos de manutenção estão ao nível do solo e da plataforma de serviço, para manutenção e ajustes rápidos e seguros. O design da roda de montagem proporciona instalação e remoção seguras e rápidas. Na cabine, é fácil acessar os dados de diagnóstico para análise e soluções rápidas. Do painel, o operador monitora a condição da máquina e acessa pressões do sistema, temperaturas, consumo de combustível e obtem diagnósticos do motor, da transmissão e da VCU, a unidade eletrônica que controla as funções do equipamento e que “conversa” com outras unidades de controle na máquina.


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