A Volvo Construction Equipment está na vanguarda em novas tecnologias no setor de equipamentos de construção. A empresa vem investindo fortemente em eletromobilidade, automação e conectividade. “O Grupo Volvo trabalha para desenvolver hoje as tecnologias que estarão amanhã nos canteiros de obras”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.

Recentemente, a Volvo CE apresentou seus protótipos de carregadeira de rodas híbrida e de uma unidade de transporte autônoma. “Ainda há um longo caminho a percorrer e não há planos de industrialização destes produtos”, destaca Massami Murakami, diretor de suporte a vendas da Volvo CE LA.

O desenvolvimento das novas tecnologias está sendo feito sobre as plataformas de carregadeira e caminhão, utilizando tecnologias de combustíveis alternativos e condução autônoma. Uma vez finalizada uma solução, esta tecnologia poderá ser aplicada a outros produtos de série da Volvo CE. A Volvo acredita que máquinas autônomas aumentarão a segurança em ambientes de trabalho perigosos e reduzirão drasticamente a possibilidade de acidentes causados ​​por erro humano.

Elas também executarão tarefas repetitivas com mais eficiência e precisão. Como as máquinas serão mais eficientes, os clientes se beneficiarão de melhor desempenho, maior produtividade, mais eficiência de combustível e maior durabilidade. No futuro, as máquinas serão mais inteligentes e não haverá necessidade de cabine.

Carregadeira híbrida

Também há pouco tempo a Volvo anunciou carregadeira de rodas híbrida (eletricidade e diesel) da marca, uma máquina que pode oferecer uma melhoria de até 50% na eficiência de combustível. Chamado de LX1, o protótipo da carregadeira de rodas híbrida proporciona uma redução significativa das emissões de gases e de ruídos se comparada aos modelos convencionais. “O objetivo é se distanciar de fontes de energia não-renováveis em busca da sustentabilidade”, destaca Murakami.

A LX1 incorpora um sistema de transmissão que consiste de motores de acionamento elétricos montados nas rodas; com um sistema hidráulico-elétrico; um sistema de regeneração e armazenamento de energia; um motor diesel significativamente menor e uma nova arquitetura de máquina. Com mais de 80% de peças novas e um desenho de máquina essencialmente novo, é capaz de realizar o trabalho de uma carregadeira de rodas de um tamanho maior. A LX1 também faz parte de um projeto de pesquisa e não está comercialmente disponível.

O Grupo Volvo define eletromobilidade como “veículos e máquinas comerciais capazes de utilizar um motor elétrico para propulsão ou para realizar o objetivo principal do equipamento”. Um híbrido é classificado como uma máquina que usa mais de uma fonte de energia e, capta e reutiliza, energia que de outra forma, seria desperdiçada. A Volvo CE vem trabalhando em pesquisas de máquinas autônomas há mais de uma década. No ano passado, lançou o Volvo Co-Pilot, sistema que oferece uma série de serviços de máquinas inteligentes (Load Assist, Dig Assist, Compact Assist e Pave Assist). Eles ajudam os operadores a ser mais eficientes, com resultados de maior qualidade, em menos tempo e com menor esforço.

Projeto Canteiro Elétrico

Recentemente a Volvo CE apresentou o conceito de canteiro elétrico em uma operação de pedreira e agregados. Usando máquinas que não emitem gases poluentes, o canteiro elétrico do futuro tem o objetivo de transformar uma operação comercial, reduzir as emissões de carbono em até 95% e também diminuir o Custo Total de Propriedade (o custo ao longo da vida do equipamento) da máquina em até 25%.

“Nós estabelecemos para o futuro quatro desafios importantes em tecnologia, que chamamos de Triplo Zero e 10x: Zero emissões, Zero acidentes, Zero paradas não planejadas e 10x mais eficiência”, explica Murakami. “Nosso foco na mobilidade elétrica, em máquinas inteligentes e em soluções completas para o canteiro de obras irá nos ajudar a atingir estes objetivos ambiciosos e a preparar o caminho para uma indústria de construção sustentável”, diz o diretor, ao detalhar os desafios:

Zero emissões: Máquinas com emissão zero ajudarão a tornar os negócios dos clientes mais ambientalmente sustentáveis.

Zero acidentes: Com inovações pioneiras em segurança, as máquinas poderão evitar acidentes instintivamente – gerando um ambiente de trabalho mais seguro.

Zero paradas não planejadas: Um mundo sem máquinas, com paradas não programadas, onde as máquinas preveem e planejam sua própria manutenção – tornando paradas não planejadas uma coisa do passado.

10x mais eficiência: A eletrificação dos equipamentos de construção e otimização dos canteiros de obras reduzirão drasticamente o consumo de energia e a ineficiência da operação.


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