Volvo Penta

Volvo Penta leva automação, conectividade e eletromobilidade para o São Paulo Boat Show

28/09/2018

Pioneira na introdução de novas tecnologias para a navegação esportiva e de lazer, a Volvo Penta marca presença no São Paulo Boat Show com soluções tecnológicas para atender a navegação moderna. Além do aplicativo Easy Connect, a marca apresenta o sistema Self-docking para navegação autônoma e as soluções 100% eletrificadas com capacidade de zero emissões de poluentes na água ou no ar são algumas das novidades da marca para atender o mercado náutico nos próximos anos.

“Automação, eletromobilidade e conectividade estão presentes em todas as iniciativas do Grupo Volvo. Nossos produtos, serviços e soluções de pós-venda para a navegação têm sempre essa conexão com o posicionamento global, para oferecer aos clientes uma experiência náutica agradável, com segurança e conforto”, declara Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America.

A Volvo Penta se consolida na vanguarda mundial da navegação, apresentando soluções que atendem às necessidades da navegação atual e respeitam o meio ambiente. Com sua filosofia Easy Boating - que tem a promessa de tornar a navegação mais simples e segura – a marca apresenta a tecnologia inovadora do sistema para atracagem autônoma, o Self-docking, que auxilia os barcos a atracarem sozinhos e representa o que há de mais avançado para o iatismo moderno. A previsão de lançamento comercial é 2020.

No centro do Self-ocking está o Inboard Performance System (IPS), um sistema completo de propulsão, integrando pilotagem, motor e hélices. Com inúmeros sensores e a capacidade de processamento de navegação avançada, o IPS oferece um posicionamento preciso, mesmo em atracadouros apertados, com mudanças de vento e condições difíceis do mar. Em marinas congestionadas, o sistema auxilia o navegador a direcionar o barco a entrar e sair das docas de forma fácil e segura, em modo automático e sob sua supervisão.

IPS híbrido: zero ruídos e emissões

Outra novidade da marca é o IPS híbrido (Hybrid IPS solution), que amplia as vantagens do conceito. O sistema de propulsão foi projetado para proporcionar operações 100% em modo elétrico, sem ruídos, vibrações e com zero emissões de poluentes. Operando nessa modalidade, o IPS pode ser utilizado em regiões ambientalmente sensíveis. Além disso, proporciona maior conforto a bordo, melhores condições de pilotagem e proporciona redução nos custos de operação.

Com previsão de lançamento para embarcações comerciais a partir de 2021, o novo sistema terá um motor elétrico e um acoplamento embutido entre o motor principal a diesel e a propulsão, com um grupo de baterias expansível, que permitirá o ajuste da estrutura conforme a necessidade da embarcação). As baterias poderão ser carregadas usando o próprio motor diesel ou carregadores AC ou DC.

De início, o sistema IPS híbrido contemplará motores entre 8 e 13 litros, comumente utilizados em embarcações comerciais. Para o futuro, o conceito se estenderá para embarcações de lazer.

 

Motores Volvo Penta: potência e economia

Pioneira na introdução de novas tecnologias para a navegação esportiva e de lazer, a Volvo Penta também leva para o São Paulo Boat Show os potentes motores: D13-1000 a diesel e V8-380. Com a tradicional potência e economia de combustível dos motores da marca, o D13-1000 oferece desempenho esportivo e economia de combustível acima da média. O motor atende à expectativa dos navegadores em relação ao silêncio, pois possui baixo nível de ruído e vibrações, além de proporcionar níveis reduzidos de emissões de CO2.  O já consagrado motor de rabeta a gasolina, o V8-380 Forward Drive, é único no mercado com a rabeta voltada para a proa, que garante melhor desempenho e segurança para a prática de esportes aquáticos como o Wake Surf e Wake Board.

Easy Connect: dados do barco na palma da mão

O aplicativo Easy Connect Volvo Penta permite o acesso aos dados do motor da embarcação instantaneamente e em tempo real se o proprietário estiver embarcado. As informações de rota são acessadas a partir de seus smartphones ou tablets e ficam disponíveis para acesso quando o barco retorna da viagem.

O app dá acesso a uma infinidade de dados técnicos, como rotação do motor, temperatura do óleo e horas de operação do motor. É uma ferramenta perfeita para o planejamento de futuras viagens, pois armazena o histórico de rotas.  Simples e intuitivo, o Easy Connect assemelha-se a um painel de instrumentos personalizável, para atender as demandas de cada cliente. São duas telas – a Capitão para operação a bordo, e a Em Casa (Home) para acessar informação salva quando não conectado com o barco.

Pareado com interface Bluetooth® instalada a bordo para as transferências de dados, o dono do barco precisa apenas baixar o aplicativo e instalar um pequeno hardware na embarcação, encontrando na rede de distribuidores Penta por todo o Brasil.

“Estamos aprimorando a experiência de navegação, tanto a bordo quanto em casa”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America. O lançamento foi em abril no Rio Boat Show, no Rio de Janeiro, um dos maiores eventos de tecnologia e serviços náuticos da América Latina.

Os profissionais da fábrica e da rede de centros autorizados Penta de diferentes regiões do Brasil estarão à disposição durante o São Paulo Boat Show para fornecer mais informações e tirar dúvidas sobre os produtos e serviços da marca.

Assista a primeira atracação pública de um barco entre dois veleiros:

https://www.facebook.com/VolvoPentaBrasil/videos/1954036167963515

Mais informações sobre o sistema IPS da Volvo Penta acesse (conteúdo em inglês):

https://www.volvopenta.com/marineleisure/en-en/products/info/for-motor-yachts/volvo-penta-ips.html

Mais informações

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Assessor de Imprensa
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296 - E-mail: newton.chagas@outlook.com