Ônibus

Volvo tem os chassis de ônibus mais conectados do mercado

31/07/2018

Os serviços conectados que a Volvo apresenta na LatBus 2018 comprovam que a marca está na liderança de mercado nesta área. A empresa está mostrando seus mais recentes e inovadores serviços conectados, voltados para melhorar a gestão de transporte de passageiros. “A conectividade está à serviço do transportador, melhorando a rentabilidade do negócio e tornando o transporte ainda mais eficiente e confortável para os passageiros”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

O Volvo Connect é um dos maiores destaques. É um aplicativo gratuito para smartphones que ajuda o operador a gerir a frota de ônibus. A nova ferramenta estará disponível a partir de dezembro deste ano, garantindo acesso às principais informações dos veículos, como o consumo de combustível, desempenho por chassi, quilometragem e uma série de outros dados. “Conhecer os resultados e o desempenho dos ônibus é um passo importante para planejar melhor a operação e reduzir o consumo de combustível”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial da Volvo Bus no Brasil.

I-Coaching

Outra novidade é o lançamento do I-Coaching, um treinador virtual que ajuda o motorista a dirigir de forma mais econômica, segura e com conforto para os passageiros, se tornando o melhor amigo dos motoristas. É um equipamento que monitora o modo pelo qual o veículo está sendo conduzido: se está acima da velocidade permitida, se foram feitas frenagens ou curvas bruscas, o sobregiro e a marcha lenta, entre outras situações.

O transportador controla totalmente a maneira como os veículos são utilizados, uma vez que os dados registrados servem de indicadores para melhorias que devem ser feitas para reduzir o consumo de combustível e o desgaste de peças. “O resultado do comportamento de condução é mostrado em tempo real para o condutor, dando um feedback ao motorista no mesmo momento que é realizada alguma eventual operação inadequada. É como se o motorista tivesse um treinador 100% do tempo ao seu lado, indicando a maneira mais eficiente e segura de dirigir.” diz Vinicius Gaensly, gerente de serviços conectados da Volvo Bus LA. Se o ônibus permanecer por muito tempo em marcha lenta, por exemplo, o condutor recebe um sinal sonoro e é avisado por uma luz no painel indicando a situação.

Consultoria em consumo

A Volvo Bus ainda oferece a Consultoria em Consumo de Combustível, um serviço extremamente importante, porque o diesel é um dos itens de maior importância na planilha de custos do transportador. Como os ônibus rodam muito e durante muito tempo, qualquer redução no consumo é relevante. O trabalho é feito por uma equipe, com um engenheiro da marca que utiliza todas as ferramentas de telemetria e de conectividade para monitorar a condução e a utilização do ônibus. Conta também com consultores especializados das concessionárias Volvo.

Com o grande número de informações, o engenheiro, a concessionária e o cliente podem traçar objetivos e estratégias para reduzir as irregularidades e fomentar as boas práticas. “A Consultoria detecta uma série de oportunidades de melhoria”, diz Gilberto Vardânega, diretor comercial da Volvo Bus no Brasil.

Volvo Recomenda

Outro serviço inovador é o Volvo Recomenda, que ajuda os clientes a cuidar ainda melhor de seus veículos indicando o momento exato da necessidade da troca de uma peça. Exclusivo da marca, o sistema lê diariamente a quilometragem dos ônibus através da plataforma Volvo de Conectividade. A partir daí, analisa na base de dados a necessidade de troca de componentes conforme a quilometragem, para aquele modelo exato de veículo, que está naquela operação especifica.

O cliente recebe uma proposta automaticamente, exatamente com as peças a serem substituídas naquele momento, para aquele veículo específico. Após o aceite, o concessionário  Volvo já envia as peças diretamente ao frotista. “Tudo é feito utilizando conectividade e tecnologia, via e-mail, de forma proativa e de forma customizada para cada chassi e cliente”, destaca Gaensly.

Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade

A Volvo também está lançando o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade, apresentado recentemente nos modelos urbanos da marca e agora também disponível para chassis rodoviários. Através de monitoramento remoto e geolocalização, o sistema consegue programar à distância a redução da velocidade dos ônibus em áreas específicas, como nas proximidades de escolas, hospitais e locais onde há grande fluxo de pedestres. No segmento rodoviário, permite limitar a velocidade remotamente em curvas perigosas ou descidas de serra sinuosas, por exemplo, garantido muito mais segurança.

Mais informações

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Assessor de Imprensa
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296 - E-mail: newton.chagas@outlook.com