A Volvo registrou um recorde de vendas de caminhões no Brasil em 2013, atingindo a marca histórica de 20.731 unidades emplacadas, 30,6% a mais que os 15.878 caminhões no ano anterior e com um desempenho bem acima do crescimento de 18,8% do mercado.

O resultado é superior inclusive ao registrado em 2011, o melhor ano da história do setor de caminhões no Brasil, quando a Volvo emplacou 19.069 unidades. Na Argentina, Peru e Chile, três importantes mercados latino-americanos para o Grupo Volvo, a empresa também teve resultados positivos.

“Temos o melhor portfólio de veículos comerciais do País”, afirma Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Veículos robustos, com alta produtividade e baixo consumo de combustível asseguram maior rentabilidade para os transportadores. E ainda temos uma rede de concessionárias totalmente comprometida em atender com grande qualidade”, complementa o presidente.

“Mesmo diante de uma economia com crescimento baixo, 2013 foi um excelente ano para o negócio de caminhões do Grupo Volvo”, diz Bernardo Fedalto, diretor comercial de vendas e de marketing de caminhões Volvo no Brasil. “Este resultado mostra que nossos caminhões estão ganhando ainda mais espaço no setor de transportes brasileiro. Nossa oferta de caminhões e de produtos de pós-venda nunca foi tão grande, com modelos de veículos que atendem a todas as necessidades dos transportadores em diferentes segmentos”, complementa Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina.

Maior expansão em semipesados

A Volvo aumentou ainda mais sua participação de mercado nos segmentos de pesados e semipesados, alcançando 20%, um substancial aumento de 1,8 ponto percentual ante os 18,2% de market share do ano anterior. “A cada cinco caminhões destas categorias vendidos no Brasil, um é Volvo”, comemora Fedalto. A linha de caminhões semipesados VM é a grande responsável por esta evolução. Em 2013, foram emplacados 5752 VMs, 23,9% a mais que as 4643 unidades de 2012. “Atingimos um market share inédito de 12% no segmento de semipesados. O VM conquistou o transportador”, observa Fedalto. No ano anterior, o VM tinha 10,1% do mercado nesta categoria.

O Grupo Volvo comercializou em 2013 um total de 29.518 caminhões (Volvo, Mack, Renault e UD) na América Latina, 25% a mais que as 23.589 unidades vendidas no ano anterior.

Na Argentina, foram emplacados 1607 caminhões (Volvo e Renault), uma expansão de 7,8% na comparação com 2012. No Peru, onde a Volvo é líder no segmento de pesados, a marca registrou 20,1% de market share. No Chile, o Grupo comercializou 1551 veículos pesados Volvo, Mack e Renault, aumentando seu market share para 26,1%, isto é, mais de um quarto do mercado local.

“Estes excelentes resultados que tivemos em 2013 são fruto dos contínuos investimentos que o Grupo Volvo tem feito no Brasil e de uma rede de concessionárias forte e comprometida”, observa Alm. “Além disso, ampliamos nosso parque fabril para podermos atualizar nossa linha de produtos”, finaliza o executivo.


GALERIA DE IMAGENS