A Volvo Bus Latin America vendeu 155 ônibus para o Transmilênio, o BRT (Bus Rapid Transit) de Bogotá, capital da Colômbia.  São 72 articulados e 83 biarticulados que vão ampliar a frota e a capacidade de transporte do Sistema Integrado de Transporte Público (Sitp) da cidade.  O valor do negócio foi de U$ 28 milhões.

“Um sistema de transporte urbano de qualidade é prioridade para os gestores públicos de Bogotá. Além de decidirem colocar em circulação veículos mais amigáveis com o meio ambiente, como os nossos híbridos, há um planejamento para a expansão dos corredores do BRT da cidade”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Bogotá está investindo na ampliação estendendo os corredores do Transmilênio com a abertura de cinco novas estações de embarque e desembarque e a extensão do sistema  para outras cidades da Região Metropolitana.

Os veículos foram adquiridos pelo Consórcio Express (60 biarticulados e 52 articulados) e pela Gmovil (23 biarticulados e 20 articulados).  Os articulados possuem 18,5 metros de comprimento e capacidade para 160 passageiros; e os biarticulados têm 27 metros e transportam 250 passageiros.

“A alta capacidade de transporte dos veículos garante mais eficiência e qualidade ao sistema, reduz o custo por passageiro transportado e diminui a emissão de poluentes”, destaca Alexandre Selski, gerente de ônibus da Volvo Bus Latin América na Colômbia.

Os veículos articulados e biarticulados são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Estes itens garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e diminuem o desgaste dos componentes, contribuindo para a redução dos custos de manutenção.

Outra vantagem dos veículos é que possuem controle de aceleração inteligente.

A tecnologia permite reduzir o consumo de combustível, pois garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, evitando aceleração acima da necessária. “São características que oferecem  um menor custo por quilômetro rodado”,  reforça Selski.

A Volvo oferece atendimento personalizado aos clientes da marca na Colômbia. Possui oficinas volante e profissionais qualificados para atender as demandas diretamente nas garagens dos operadores e peças para garantir a alta disponibilidade dos veículos.


GALERIA DE IMAGENS