A Volvo mais uma vez inova em seu e-commerce. A marca é novamente a primeira no setor a abrir um canal de venda de peças no Instagram, uma das redes sociais que mais crescem no Brasil. Depois de escolher um ou mais itens dentro da plataforma, basta mais um clique para os frotistas ou motoristas finalizarem a compra no site volvopecas.com.br.

O portfólio de peças na plataforma digital da Volvo tem mais de 2.000 itens e o e-commerce vem em grande expansão. No caso do Instagram, o endereço da marca instagram.com/volvocaminhoes  já possui quase 200 mil seguidores e o instagram.com/volvoonibus, 54 mil. Os conteúdos atingem um público enorme, com alcance semanal de 1,8 milhão de pessoas.

“É mais uma opção de busca e compra de componentes na palma da mão do motorista e do frotista. Os transportadores querem e precisam de mais facilidade e rapidez na aquisição, onde quer que estejam, no momento mais adequado para eles”, declara Carlos Banzzatto, gerente comercial de pós-venda da Volvo. “O comércio digital está cada vez mais maduro e presente no cotidiano das pessoas. Estamos integrando e impulsionando a ampliação dos canais para beneficiar o maior número de usuários. Esta nova ação garante inclusive maior mobilidade, pois o Instagram é usado basicamente nos celulares”, complementa Alessandra Almada, coordenadora de marketing da Volvo.

Prateleira virtual

O Instagram está agora totalmente integrado com a carteira das cerca de duas mil peças mais vendidas da marca, transformando-se numa verdadeira prateleira virtual. A procura é por uma variedade enorme de itens de motor, transmissão, cabines, eixos e parte elétrica. Predominam nas buscas kits de manutenção, óleos, lubrificantes e filtros. Os transportadores também têm acesso às chamadas “peças clássicas” (de veículos com mais de cinco anos) e ao portfólio reman, itens remanufaturados com a mesma garantia de itens novos.

“As lojas virtuais do Instagram são uma extensão da Rede de Concessionárias Volvo. A partir do celular é possível comprar peças genuínas em qualquer dia e horário da semana. Todo mês, a plataforma ainda conta com ofertas exclusivas para os canais digitais. A compra on-line dá mais agilidade para o cliente que precisa do veículo rodando na estrada, diminuindo ainda mais o tempo de aquisição de uma peça. Além disso, incentivamos o uso de componentes genuínos, que garantem mais produtividade, performance e segurança”, declara Alessandra. O uso de produtos e serviços genuínos e a manutenção correta executada dentro dos prazos reduzem significativamente o número de paradas não planejadas de um caminhão ou de um ônibus.

Peças clássicas

Os usuários do e-commerce podem adquirir também peças que não são de veículos zero quilômetro. São as chamadas “clássicas”, aquelas voltadas para caminhões e ônibus com mais de cinco anos de uso. “Temos um papel importante para aumentar a produtividade, disponibilidade e reduzir custos para estes veículos e também estimular os clientes a continuar usando a rede de concessionárias, que conta com mão de obra especializada para fazer o serviço certo e com qualidade”, explica Banzzatto. Ele lembra que os transportadores não precisam correr o risco de adquirir componentes no mercado paralelo, podendo inclusive ter prejuízos com o uso de produtos inadequados.

A Volvo foi pioneira no País ao lançar em 2017 um e-commerce de peças para veículos comerciais. Todas as concessionárias participam do sistema. A plataforma digital é gerenciada pela marca, mas conta com o apoio da rede, com ações comerciais, modelo logístico de entrega e disponibilidade em todo o Brasil.


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