A Volvo Bus Latin America colocou na estrada uma caravana de treinamento. Três veículos da marca vão rodar 50 mil quilômetros e realizar treinamentos técnicos em 14 concessionárias estratégicas para o atendimento aos clientes de ônibus no Brasil.
“Investimos constantemente no treinamento dos técnicos e mecânicos que atuam na nossa rede de concessionárias com o propósito de assegurar que os clientes recebam um atendimento ágil e de qualidade”, afirma Rogério Roa, gerente de desenvolvimento de competências do Grupo Volvo América Latina.
Dois veículos rodoviários (B270F e B380R) e um urbano (B290R) foram equipados como ônibus escola. “Cada um destes modelos possui uma tecnologia diferente e oferecem várias possibilidades de diagnósticos”, explica Roa.
A caravana vai parar três semanas em cada uma das 14 concessionárias. São pontos com um grande número de clientes de ônibus e alto fluxo de veículos de passagem. O treinamento é realizado pelos instrutores da própria concessionária com o suporte de uma equipe de técnicos da fábrica. O foco é o diagnóstico técnico de possíveis falhas, conhecimento do produto e manutenção dos sistemas do veículo.
A caravana é uma ação do BKT (Bus Key Tecnician ou Mecatrônico Espescializado em Ônibus), programa de certificação internacional da Volvo para mecânicos dedicados a ônibus. Ao todo, serão treinados 150 mecânicos especialistas em ônibus que atuam na rede de concessionárias da marca no Brasil. Após três semanas de treinamento eles farão um teste teórico, que vai selecionar os técnicos e mecânicos que participarão das provas práticas de certificação BKT, no início de 2015.
“A certificação BKT vai além da validação técnica. É uma ferramenta de valorização profissional, retenção de talentos e maior engajamento do funcionário”, destaca Roa.