A transportadora chilena RRCia Internacional vem investindo constantemente para aumentar a produtividade de sua operação. Os esforços para melhorar a gestão da frota incluem o Dynafleet, o sistema da Volvo pelo qual o usuário gerencia os caminhões de acordo com as características da operação, carga e rota.
“Estamos conseguindo tomar decisões melhores e mais rápidas usando os dados obtidos com o Dynafleet”, afirma Raul Roman Clavero, diretor da empresa.
Sediada em Santiago, capital do Chile, a RRCia é especializada em transporte internacional e uma das maiores do país neste segmento. Com uma frota de 100 caminhões Volvo, a maioria FHs equipados com motores com potências de 540cv, 500cv e 460cv, a RRCia Internacional transporta carga seca e refrigerada, principalmente produtos de saúde, higiene e limpeza, e gêneros alimentícios e frutas, como banana, kiwi e outras frutas. As principais rotas são Santiago a Buenos Aires e a Mar del Plata, na Argentina.
Fundada em 1981, a RRCia Internacional já se consolidou no mercado chileno e nos países onde atua como uma empresa moderna, em constante evolução. “Nosso objetivo é melhorar os padrões do transporte rodoviário internacional por meio da capacitação constante dos nossos motoristas e da utilização de novas tecnologias”, destaca Clavero, comentando a importância do Dynafleet. É com o sistema da Volvo que a transportadora obtém informações sobre a performance dos motoristas, consumo de combustível, posicionamento do veículo, entre uma série de outras.
Com o Dynafleet é possível verificar os dados operacionais do veículo e do computador de bordo, tudo remotamente, por meio de um computador conectado na internet. Ao acessar o posicionamento e as rotas dos caminhões, o usuário pode gerar relatórios que ajudam no gerenciamento da frota, tomando as melhores decisões, de forma mais ágil e rápida. O gerente de frotas pode ver as informações do veículo num computador de mesa, num laptop ou até mesmo num celular.
O Dynafleet é usado também para reduzir o consumo de diesel. Os transportadores podem monitorar o consumo de toda a frota ou por caminhão individualmente, conhecendo assim o desempenho por motorista. Com uma série de dados na mão, o frotista pode baixar o consumo por meio da otimização das rotas ou com treinamento contínuo e de determinados motoristas. E ainda pode controlar melhor a manutenção dos veículos.