A nova linha F de caminhões que a Volvo apresenta foi desenvolvida baseada em cinco pilares para atender as principais necessidades do motorista e da operação de transporte: Disponibilidade, Produtividade, Economia de combustível, Segurança e Motorista em foco.

“O melhor caminhão do mundo foi projetado pensando na pessoa que o dirige e no transportador”, declara Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Ele se refere à ampla oferta de ferramentas nos novos veículos, desde a possibilidade de gerenciar frotas e toda a manutenção dos caminhões, passando por dispositivos para aumentar a produtividade e a redução do custo operacional, até o entretenimento do motorista nas horas de descanso.

Economia de combustível

No caso de maximizar a eficiência energética, os caminhões da nova linha podem ser equipados, por exemplo, com o I-See, um sistema que lê a topografia da estrada e memoriza estas informações para, durante uma viagem futura pela mesma rodovia, usar estes dados para gerenciar de forma mais eficiente a troca de marchas e o uso do freio motor e baixar o consumo de combustível.

“O I-See é uma avançada ferramenta para baixar o consumo de combustível, um dos principais itens da planilha de custos do transportador”, afirma Alberto Neumann, gerente de estratégia e desenvolvimento de negócios do Grupo Volvo América Latina. “Assim como o Dynafleet auxilia o transportador no gerenciamento da frota de caminhões”, complementa Roeder. Outra novidade é o alternador de alta eficiência que a nova linha ganhou.

Esse dispositivo diminui o consumo de energia no caminhão, poupando-a para situações onde possa ser mais útil e adequada.

Disponibilidade

Para aumentar a disponibilidade do veículo, a Volvo desenvolveu uma série de inovações, a começar pela nova arquitetura eletrônica do caminhão, muito mais avançada e ao mesmo tempo mais “enxuta”, com cerca de 70% a menos de ligações elétricas, facilitando bastante, por exemplo, o trabalho com os implementadores. Outra novidade é a oferta de um freio auxiliar, o retarder, além do já poderoso freio motor Volvo, o VEB, agora com 510cv, o que garante um poder de frenagem somado de mais de 1.100cv de potência, no caso de um caminhão equipado com motor de 13 litros. “São dispositivos que contribuem para aumentar a velocidade média, aumentando a produtividade e a rentabilidade do transportador”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.

Segurança

O FH, que já era o caminhão mais seguro do mundo, recebeu mais inovações nesta área. O ACC (Piloto Automático Inteligente) agora pode fazer frenagens de emergência até o caminhão parar totalmente. E as luzes de freios agora piscam intermitentemente, como se fossem um pisca-alerta, para alertar o veículo que vem atrás, se a frenagem for numa tal intensidade que demonstre a possibilidade de perigo ou de uma colisão traseira. O veículo pode também vir equipado com Faróis Dinâmicos, que acompanham o movimento da direção, e com freio de estacionamento elétrico – basta desligar a ignição do veículo para promover o estacionamento de toda a composição.

O FUPS (Front Underrun Protection System, em português Sistema Anti-intrusão Frontal) também foi aperfeiçoado para garantir mais resistência a impactos frontais. “O FH tem ainda uma série de novidades nesta área. A segurança é um valor essencial da marca Volvo”, diz Neumann, citando também a possibilidade de instalação de câmeras na traseira do veículo e de tanques de combustível com sistema antifurto de diesel, entre outros dispositivos.

Produtividade

Para aumentar ainda mais a produtividade na operação de transporte, a Volvo está ofertando o motor de 540cv e um eixo com 150 toneladas de capacidade de tração para o FMX, o caminhão off-road da marca, e o motor de 380cv para o modelo FM. Agora, os caminhões podem sair equipados com o freio Retarder, além do freio motor Volvo (VEB), proporcionando um impressionante poder de frenagem de mais de 1.100 cv.

A engenharia da Volvo também desenvolveu uma caixa de câmbio inteligente I-Shift especialmente voltada para operações de transporte fora-de-estrada e aplicações especiais. E os FMX podem sair da linha de produção com as configurações de eixos 6×6 e 4×4 (All Wheel Drive). “Além disso, a nova linha traz junto o VEB 510 (Volvo Engine Brake), o freio motor da Volvo ainda mais forte, com mais 10cv de potência”, observa Neumann.

Motorista em foco

Os novos caminhões Volvo foram desenvolvidos pensando no motorista e todas as novidades foram introduzidas objetivando melhorias para ele: uma cabine um metro cúbico maior que a anterior, garantindo mais 300 litros de área de armazenamento, e um banco ainda mais confortável para a viagem; painel totalmente novo, com botões e funções ainda mais à mão e mostradores no centro; uma coluna de direção com o maior número de ajustes do mercado; um teto solar que pode ser usado como escape em caso de tombamento e a VDS (Volvo Dynamic Steering) um novo sistema de direção que revoluciona a dirigibilidade e manobrabilidade do caminhão. “Não temos dúvida de que estas e outras inovações reforçam o fato de os caminhões Volvo serem os mais seguros e confortáveis do mundo”, finaliza Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.


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