A Volvo está expandindo toda sua oferta de caminhões e agora oferece ao setor de transporte o cavalo mecânico FH 8×2, o único a sair de fábrica com esta configuração de eixos.

“É uma demanda do mercado, que sempre procura por veículos e composições que aumentem sua capacidade de carga com menores custos”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

O cavalo mecânico FH 8×2 que a Volvo apresenta pode ser acoplado a uma carreta três eixos, configuração muito útil para transportar grãos, carga geral e combustíveis – este último com um tanque como implemento. “É destinado para aplicações variadas, mas principalmente para cargas de alta densidade”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. Por essa razão, pode ser usado também com carreta basculante para transportar areia ou pedra.

O FH cavalo mecânico 8×2 tem dois eixos direcionais, o que facilita sua condução em áreas mais restritas. Pode transportar 54,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), ou 37 a 38 toneladas de carga líquida, dependendo do implemento. “É uma composição mais leve que um caminhão 6×4 acoplado a um bitrem, que pode levar o equivalente de peso em carga”, observa Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo. “Ele não substitui o 6×4 com bitrem, mas é uma excelente opção para um nicho de mercado que a Volvo oferece”, complementa Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.

Boni lembra que as composições baseadas num cavalo mecânico 8×2 têm um mercado crescente no Brasil. “O transportador é sábio e faz as contas. Muitas vezes ele vê que esta composição pode tornar a operação de transporte mais rentável, pois a carreta três eixos tem um preço menor e o custo operacional como um todo também é menor, dependendo do tipo de transporte”, diz o gerente.

A Volvo também está oferecendo de fábrica o 8×2 rígido, que pode ser acoplado a um reboque, a chamada composição Romeu & Julieta. “É uma composição muito versátil para carregar cargas de alta densidade”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. Esta composição é destinada para o transporte de diferentes cargas, desde grãos até sucata, por exemplo. Tem um PBTC de 56 toneladas, podendo transportar de 37 a 38 toneladas de carga líquida. O FH 8×2 rígido pode sair de fábrica equipado com motorização de 420cv, 460cv, 500cv, 540cv.

Suspensão a ar e freios a tambor

Outra novidade importante que a Volvo anuncia é a chegada de um cavalo mecânico 6×2 com suspensão a ar, equipado com freios a tambor ZCam e ABS. “Estamos constantemente aumentando a oferta de nossos produtos para atender a todas as necessidades do transportador”, destaca Fedalto. A suspensão a ar com freios a tambor complementa a oferta atual de veículos com suspensão pneumática e freios a disco com EBS (Electronic Brake System). É também uma opção para o caminhão com configuração de eixos 6×4.

FM 8×2 e 8×4 rígidos

“A Volvo também está oferecendo outras opções para o FM, voltadas para diferentes aplicações”, ressalta. Esse modelo agora pode sair de fábrica com configurações de eixos 8×2, com um motor de 380cv, destinado para transportar 56 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) ou de 37 a 38 toneladas de carga líquida, no caso de composições Romeu & Julieta. O transportador ainda pode optar por uma versão 8×4, também capaz de transportar 56 toneladas de PBTC ou de 37 a 38 toneladas de carga líquida.


GALERIA DE IMAGENS