O novo FH que está sendo lançado no Brasil e demais países latino-americanos é a melhor solução de transporte já desenvolvida na indústria de caminhões. “É sem dúvida o melhor e mais seguro caminhão pesado do mercado”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo.

Com um novo design, muito mais aerodinâmico, o FH tem uma nova cabine, um metro cúbico maior internamente, garantindo muito mais conforto e segurança tanto durante a jornada de trabalho  como durante as horas de descanso do motorista. São 300 litros a mais de espaço para armazenamento e guarda de objetos. “É um espaço extra precioso para quem tem o caminhão como ambiente de trabalho e passa dias fora de casa”, destaca Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.

E a dirigibilidade é um dos pontos altos do caminhão, que tem uma suspensão dianteira totalmente nova. A suspensão recebeu uma nova geometria das molas e também uma nova calibragem dos amortecedores. “Ela melhorou ainda mais a dirigibilidade do FH em altas velocidades, tornando a direção mais firme em mudanças de faixas, ultrapassagens e em curvas”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

O FH tornou-se um caminhão ainda mais conectado, com as mais avançadas tecnologias de telemetria já criadas para o transporte. Ele sai de fábrica preparado para receber, por exemplo, o I-See, um espetacular sistema que reconhece as estradas por onde o caminhão já passou, tornando a troca de marchas mais eficiente e proporcionando melhor desempenho e menor consumo de combustível. Estima-se que a utilização do I-See possa resultar numa economia de até 3% no consumo de combustível.  “O novo FH mantém e consolida a posição de melhor caminhão do mercado”, diz Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Arquitetura eletrônica

Outra inovação importante é a nova plataforma eletrônica do caminhão, agora mais inteligente e que proporciona um melhor nível de interatividade homem-máquina. A TEA2+ (Truck Electronic Architecture) permite instalar muito mais módulos e componentes, possibilitando uma série de vantagens tanto para o motorista e o transportador, como para o implementador.

A nova plataforma aumenta consideravelmente a possibilidade de diagnósticos e a própria velocidade dos diagnósticos das ocorrências no veículo. Mais avançada e ao mesmo tempo mais “enxuta”, a TEA2+ teve uma redução substancial de fios e um aumento das conexões digitais.  “E, além do mais, é uma arquitetura eletrônica muito mais aberta para o futuro, para ampliações e melhorias”, ressalta Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo.

Com um novo colchão , a nova cama é mais larga, passando de 760 milímetros para 800 milímetros de largura. Toda a área envidraçada foi modificada e as colunas laterais ficaram mais estreitas. Os retrovisores têm um novo e arrojado design, o que diminuiu em cerca de 20% a obstrução da visão do motorista. O banco do motorista foi reprojetado, tornando-se mais confortável, para pessoas mais altas ou baixas, pois agora conta com 40 milímetros a mais no ajuste de posição.


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