O Volvo FH é o grande vencedor na categoria Caminhão Pesado do prêmio Top of Mind do Transporte 2016, promovido pela Editora Transpodata em parceria com o TruckPad, um dos mais populares aplicativos para busca de frete atualmente em uso no Brasil.
No levantamento, realizado com o suporte da Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, o modelo da Volvo foi o escolhido pela maioria dos votantes, recebendo o triplo de votos em relação ao segundo lugar e com mais citações do que a soma total dos caminhões das outras três categorias.
“Este resultado do Top Of Mind comprova mais uma vez que o mercado reconhece a grande qualidade e modernidade do nosso caminhão”, afirma Bernardo Fedalto Jr., diretor de caminhões Volvo no Brasil. “Não só os transportadores valorizam o excelente desempenho e o baixo custo operacional do veículo. Os motoristas elegeram o FH como o caminhão que eles querem para dirigir”, diz o executivo. “Conforto, segurança, baixo consumo de combustível e grande disponibilidade são alguns dos atributos do FH que chamam a atenção do motorista”, complementa Omar Simonetto, gerente de Grandes Frotas da Volvo.
O FH foi também o caminhão pesado mais vendido no Brasil em 2015, segundo levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Foram comercializados 4343 FHs no ano passado, o equivalente a mais de 23% das 18663 unidades vendidas no País nesta classe de veículos. De acordo com a entidade, o FH 460cv 6×2 foi o caminhão pesado líder de vendas no Brasil no período, com 1651 unidades.
Esta é a primeira vez que o Top Of Mind é realizado no setor de transporte. “É um prêmio que retrata fielmente a preferência do caminhoneiro brasileiro”, diz Mauro Cassane, editor da revista Transpodata, uma das mais respeitadas publicações da área de transportes comerciais do Brasil. Na pesquisa, os participantes respondem espontaneamente qual o caminhão de sua preferência.
“A premiação é um marco no setor rodoviário de cargas”, destaca o editor, lembrando que o aplicativo usado como a plataforma da votação tem cerca de 800 mil downloads e 300 mil usuários ativos no País. Os caminhoneiros responderam a pesquisa pelo smartphone. “É o caminhoneiro conectado que participou da votação”, observa. O perfil básico dos participantes é de motoristas de caminhão, autônomos ou empregados de transportadoras, de 25 a 55 anos de idade, que têm smartphone e estão sempre conectados na internet. “Estes caminhoneiros são os empreendedores das estradas. São profissionais altamente qualificados e multiplicadores de opinião junto aos seus pares”, ressalta Rinaldo Machado, publisher da Revista Transpodata