A Volvo está lançando um Assistente de Direção para operações de transporte de cana-de-açúcar. Projetado pelos engenheiros do Grupo Volvo no Brasil e na Suécia, o dispositivo auxilia o motorista do caminhão a não passar por cima dos brotos da plantação, um grave problema da indústria canavieira.

“É uma solução que vai melhorar a produtividade do setor sucroalcooleiro”, declara Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo. O Assistente de Direção funciona indicando num monitor instalado no painel do caminhão o caminho exato pelo qual o motorista deve seguir durante a colheita.

Evitar o pisoteio dos brotos da cana é importante porque eles vão se transformar novamente em pés adultos nas safras subsequentes. “A indústria da cana é, um dos mais importantes segmentos do agronegócio brasileiro e precisa de soluções que a deixem mais competitiva”, afirma Alcides Cavalcanti, responsável pela venda de caminhões da Volvo.

Precisão

“O equipamento indica com precisão onde está a linha da plantação, seja dia ou noite, ou com a visibilidade prejudicada”, afirma Roberson Oliveira, gerente de pesquisa e engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina. Olhando uma barra de desvio na tela e uma imagem do veículo, o condutor dirige o caminhão fazendo as correções necessárias sem precisar ver no solo onde estão as soqueiras. A precisão pode chegar a 2,5 centímetros na direção, uma acuracidade que não seria conseguida pelo motorista sem este dispositivo.

O sistema reconhece precisamente as linhas da plantação através do mapa digital da plantação, inserido antes do início da colheita por meio de uma memória externa. O papel do motorista é conduzir o veículo pela linha visualizando o desvio pelo monitor. “É uma tecnologia de ponta, que basicamente funciona como um sistema de localização do veículo no espaço e da identificação precisa das linhas de plantação”, diz Oliveira.

“O equipamento é composto por duas antenas posicionadas no topo da cabine, além de giroscópios e acelerômetros de alta precisão instalados no chassi e na cabine do caminhão”, explica Cláudio Carreirão, gerente do projeto do Assistente de Direção. O dispositivo funciona com sinais GPS e correção feita por uma base RTK (Real Time Kinematics).

Esta nova tecnologia é voltada exclusivamente para os caminhões Volvo VM, os veículos que são indicados para este tipo de operação do setor canavieiro. A operação de transbordo é a transposição da cana colhida imediatamente para a carroceria do caminhão.

Tecnologias Volvo

“O Assistente de Direção é resultado direto de uma série de diferentes tecnologias de ponta já disponíveis no Grupo Volvo”, observa Gilberto Ribas, vice-presidente de engenharia do Grupo Volvo América Latina. Além de equipamentos da Volvo Trucks, este sistema assimilou, por exemplo, o Co-Pilot, o premiado equipamento para interface homem-máquina da Volvo Construction Equipment. “A solução da Volvo atua diretamente no momento da colheita, garantindo maior rentabilidade à operação de transporte”, finaliza Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.


GALERIA DE IMAGENS