Com apoio de tecnologia Volvo, em um ano Curitiba reduziu pela metade as colisões no corredor norte de seu BRT. Controle Automático de Velocidade Volvo, serviço que utiliza conectividade GPS para identificar áreas de risco e diminuir automaticamente a velocidade dos ônibus, poderá ser ativado também nos 65 novos veículos da marca que ganham as ruas da cidade a partir deste mês de maio. Com a entrega, a Volvo mantém liderança na frota de articulados e biarticulados na capital, com 70% de participação.
Curitiba (PR) continua avançando na renovação da sua frota de ônibus. Depois de ter introduzido uma nova linha de biarticulados (Ligeirão Eixo Norte) em 2018, a cidade ganha em maio mais um grande lote de veículos que vão atender a diversas linhas trocais, alimentadoras, interbairros e radiais, com mais 65 ônibus Volvo (25 biarticulados, 24 articulados e 16 convencionais). “Curitiba é a sede da Volvo na América Latina. Há 40 anos produzimos aqui o primeiro veículo da marca no Brasil, um chassi de ônibus. Desde então, estamos ajudando a cidade a aprimorar cada vez mais o seu sistema de transportes com veículos de alta capacidade, eficiência, segurança e baixo impacto ambiental. Estamos muito honrados em termos sido novamente escolhidos como o principal fornecedor de ônibus pesados pelas empresas que operam o transporte coletivo da cidade”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. A marca é líder em articulados e biarticulados no sistema da Curitiba, com 80% de participação na frota de veículos de alta capacidade. Os novos ônibus receberam financiamento por meio da Volvo Financial Services, braço financeiro da marca.
Cada vez mais conectados e seguros
Os novos Volvo de Curitiba ampliam a conectividade e a segurança nos ônibus da cidade. Os articulados e biarticulados estão preparados para operação com o serviço de gerenciamento de regiões de segurança, que utiliza recursos de conectividade para reduzir a velocidade automaticamente quando os veículos passam por regiões críticas, próximo a escolas, hospitais, dentro de terminais etc. “Introduzimos esse recurso exclusivo da marca nos biarticulados Volvo entregues no começo de 2018 e os resultados têm sido muito bons. No eixo norte do BRT, onde estes veículos circulam, em um ano houve redução de 50% nas colisões com automóveis”, assegura André Trombini, diretor de estratégia de negócios e produtos da Volvo Buses na América Latina. “Houve uma severa redução nas colisões envolvendo os Ligeirões Volvo no último ano. Além da alta tecnologia dos veículos e do serviço de Controle Automático de Velocidade Volvo, fizemos também ações de treinamento de motoristas com foco em direção segura e outras medidas para reduzir acidentes”, revela José Travain, gerente de manutenção da Auto Viação Redentor. “A velocidade não ultrapassa os limites estabelecidos em cada trecho, mesmo quando os motoristas tentam acelerar”, garante Vinícius Gaensly, gerente de serviços conectados da Volvo Buses. O Grupo Volvo é líder mundial em conectividade em veículos comerciais, com cerca de 800 mil caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos conectados.
Fábrica dobrou a produção
O novo negócio em Curitiba reflete o bom momento da Volvo no mercado de ônibus. Em 2018, a marca cresceu suas entregas em 114% no segmento de pesados (ônibus acima de 17 toneladas). O início de 2019 também foi intenso, com aumento de 128% nas entregas de pesados no primeiro trimestre, comparando com o mesmo período do ano anterior. Além da boa fase no Brasil, outro destaque é a venda na licitação do Transmilênio, BRT de Bogotá. Ainda no primeiro semestre a capital da Colômbia começa a receber as primeiras unidades de um lote de 700 novos ônibus Volvo, no maior negócio da marca em sistemas BRT na última década. “Para atender a todos esses pedidos dobramos a produção de chassis em nossa fábrica de Curitiba. Estamos trabalhando com capacidade máxima em um turno, fato inédito nos anos recentes”, assegura Fabiano Todeschini.
Volvo aumentou a capacidade do BRT
Curitiba é considerada referência em transporte público no Brasil. Ainda nos anos 70 a cidade criou o conceito de vias exclusivas para ônibus expressos, terminais de transbordo e linhas alimentadoras, com pagamento único e integrado. “Nos anos 80, os articulados Volvo aumentaram a capacidade do sistema, que foi ainda mais reforçada com a chegada dos biarticulados da marca em 92”, afirma Marco Portes, gerente regional de ônibus Volvo. Atualmente, 1,3 milhão de passageiros embarcam nos ônibus da grande Curitiba todos os dias. “A Volvo criou o primeiro biarticulado comercialmente viável do mundo para Curitiba. E até hoje nossos ônibus de grande capacidade são a base do BRT da cidade. A grande disponibilidade operacional dos nossos veículos, projetados especialmente para esse tipo de sistema, explica nossa liderança de participação na frota de alta capacidade da capital”, argumenta Portes.
A Volvo é líder absoluta em BRT na América Latina, com mais de 50% de participação em frotas de ônibus articulados e biarticulados no continente. Além de Curitiba, veículos da marca operam com sucesso em metrópoles como Bogotá, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Cidade da Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México, Guayaquil, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Bucaramanga e Santiago.
Video release:
Biarticulados Volvo lideram renovação do BRT de Curitiba