A Volvo Penta está apresentando a nova geração dos motores D4 e D6 no São Paulo Boat Show 2019, o maior salão indoor de produtos e serviços náuticos da América Latina, que se realiza de 19 a 24 de setembro no pavilhão de exposições São Paulo Expo, zona sul de São Paulo. “Os pacotes D4 e D6 tiveram uma ampla atualização do leme ao hélice e receberam mais potência e ainda maior confiabilidade”, declara Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America.

“Os custos operacionais foram reduzidos em cerca de um terço”, complementa Elpídio Narde, diretor comercial da Volvo Penta South America, ao lembrar que estas soluções de propulsão são consagradas mundialmente e já somam mais de 100 mil unidades produzidas.

As modernizações incluem diversas melhorias nos motores, um sistema de rabeta Aquamatic totalmente novo e ainda a atualização do sistema EVC de controle de embarcação (Electronic Vessel Control). Os pacotes estão disponíveis em três variantes: Motor de Centro (Inboard), motor de rabeta Aquamatic (Sterndrive) e também o Volvo Penta IPS.

“Houve mudanças em praticamente todos os aspectos considerados importantes por donos de embarcações, como desempenho, confiabilidade, durabilidade, custos operacionais e manutenção”, diz Narde. As melhorias também garantem uma experiência mais agradável, com uma navegação mais confortável e maior capacidade de manobra.

Mais potência e torque

Os motores agora entregam maiores potência e torque, além de garantir os mais altos níveis de confiabilidade. O encaixe com os pods IPS e o novo sistema de rabeta DPI Aquamatic são perfeitos, proporcionando maior conforto e capacidade de manobra, além de uma manutenção e serviços mais diretos.

O motores D4 e o D6 são os pacotes mais tecnicamente avançados da marca. Projetados exclusivamente para aplicações marítimas, o D4 (3,7 litros) e o D6 (5,5 litros) oferecem uma performance única, assegurando o máximo de transferência de potência para os hélices e para a água em todas as faixas de rotação dos motores. O D4 agora oferece uma potência máxima de 320cv, e o D6 chega a 480cv. “Não são apenas 10% a mais de potência. Os novos motores são mais eficientes em combustível em até 7,0%”, destaca o diretor.

Os avanços incluem um novo sistema de controle do motor, um novo sistema de injeção de combustível, um novo turbo compressor e um novo supercharger. O cabeçote, os pistões e as válvulas do cilindro também são novos, para atender o novo nível de desempenho. O virabrequim também está mais forte para suportar as cargas mais altas. A propulsão IPS teve melhorias em durabilidade e confiabilidade, mas o sistema DPI recebeu as maiores mudanças.

A nova embreagem hidráulica garante um engrenamento silencioso e macio, além de uma navegação suave e controlada em baixas rotações dos motores, resultando em maior manobrabilidade e mais conforto a baixas velocidades. A embreagem hidráulica e a direção elétrica (steer-by-wire) proporcionam a utilização da consagrada função de atracação por joystick.

O sistema de propulsão DPI também vem com Dynamic Positioning System, que mantém automaticamente a direção e a posição, mesmo em condições de fortes ventos ou correnteza, em condição ideal para atracagem da embarcação. A versão de centro (Inboard) também está disponível para transmissões com eixo e waterjet.

Controle Eletrônico

Os motores têm também a nova geração de controle eletrônico de embarcação (Electronic Vessel Control). O EVC2 conecta e gerencia as comunicações internas entre o motor, manetes e telas, além de outros equipamentos.

Com uma arquitetura eletrônica moderna, o EVC2 é capaz de se conectar com mais itens no ecossistema do barco, oferecendo aos estaleiros mais funcionalidades e flexibilidade no desenvolvimento de novos projetos. Isto inclui um ponto de conexão, para download de software e realização de diagnósticos, além de um Assistente de Serviços Embarcado (On-Board Service Assistant), que oferece informações de manutenções em tempo real. Os manetes e o joystick também ganharam um visual mais moderno com o acabamento acetinado.

O EVC2 proporciona ainda outras muitas possibilidades. Ele servirá de base para conexão de todas as características em embarcações, permitindo upload de novos serviços em qualquer lugar do mundo, quando as características automatizadas e elétricas forem disponibilizadas. “As atualizações focam nos aspectos que realmente fazem diferença para donos de barcos, como a redução do custo de propriedade (TCO) e melhoria na confiabilidade, durabilidade e desempenho”, conclui Narde.


GALERIA DE IMAGENS