Uma das maiores empresas de locação de caminhões, máquinas e equipamentos do sudeste brasileiro, o Grupo Zocar Rio adquiriu 123 unidades do VM 32 toneladas 330cv 6×4, 25 do FMX 500cv 8×4 e duas do FH 540cv 6×4. Em 2020, a Zocar já havia comprado 120 VMs 32 toneladas.

Os veículos estão sendo entregues em lotes e se juntarão à frota de cerca de 850 caminhões da Zocar Rio, 70% deles da marca Volvo. A empresa possui também 450 máquinas amarelas. Os caminhões serão colocados para trabalhar em operações de mineração nos estados de Minas Gerais, Pará e São Paulo, principalmente nas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira (MG), Parauapebas (PA) e Cajati (SP).

Dos 123 VMs, 100 unidades irão para o transporte de minério, equipados com caçambas. Eles serão responsáveis por levar as rochas do site de mineração até a parte industrial, onde é feita a britagem. Parte deles ainda participará das obras de esvaziamento das áreas de rejeitos em Brumadinho (MG), para encerrar o uso da barragem rompida em 2019 e reincorporar a estrutura ao meio ambiente. Os 23 VMs restantes rodarão com implementos pipa, para apoio em tarefas de mineração.

Os FMX também serão utilizados na movimentação de minério. Já os dois FHs serão implementados com pranchas, para ajudar na logística da operação, transportando máquinas entre as diferentes frentes de trabalho. Todos os caminhões adquiridos terão planos de manutenção da Volvo e estão equipados com a renomada caixa de câmbio I-Shift. Parte dos veículos foi financiada pela Volvo Financial Services, a divisão financeira da Volvo.

“Decidimos mais uma vez renovar e ampliar a frota com a Volvo”, afirma Marcelo Amaral, gerente geral da Zocar Rio. Ele destaca que a robustez, a durabilidade do trem de força, o acabamento e o conforto internos da cabine e a grande disponibilidade de peças são os principais fatores que levaram a empresa a optar pela marca. “É um grande negócio com um importante operador logístico brasileiro, que tem longa tradição no setor, sempre com foco na qualidade e na produtividade. A Zocar Rio é um antigo parceiro”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Tradição em locações

A mineração concentra as maiores demandas da Zocar Rio, com cerca de 70% das locações. É um dos setores que mais cresce na economia nacional. O faturamento da indústria brasileira de mineração atingiu R$ 149 bilhões no primeiro semestre de 2021, quase 100% mais que o resultado do mesmo período do ano anterior (R$ 75 bilhões), segundo dados do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração).

A empresa ainda aluga caminhões e máquinas para operações portuárias, ferroviárias e de construção. Com cerca de 200 funcionários e 36 anos de atuação em locações, a Zocar Rio é uma das mais atuantes em sua área. Sediada no Rio de Janeiro, onde também mantém uma filial, tem ainda instalações e escritórios nas cidades de Castelo (ES), Itabira (MG) e Altamira (PA). A locação é um dos negócios do grupo a que pertence, que atua também no agronegócio, hotelaria e mineração própria.

Volvo cresce na mineração

Os veículos Volvo estão sempre entre os preferidos dos transportadores que demandam modelos para operações fora de estrada. Em 2021, a marca entregou mais de 4.000 caminhões para operações fora de estrada, um crescimento de 118% sobre o ano anterior. “Nossos veículos são reconhecidos pela extrema robustez e alta disponibilidade, características essenciais para esse tipo de transporte”, assegura Carlos Paulin, gerente comercial de caminhões vocacionais Volvo.

A marca oferece diversos modelos para mineração e construção. O Volvo VM 32 toneladas é um deles. Com a maior capacidade de carga útil de sua classe, é utilizado em operações nas quais se precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem maiores potências. Com baixo consumo de combustível e equipado com a caixa I-Shift, tem a vantagem de compartilhar alguns de seus principais componentes com a linha Volvo FMX: os robustos eixos trativos, com redução nos cubos, bem como o eixo dianteiro de viga reta.

Já o Volvo FMX é um caminhão especialmente desenvolvido para o transporte pesado em condições severas. Disponível nas versões 6×4 e 8×4 com até 540cv de potência é robusto, com alta capacidade de carga e excelente estabilidade. Se sobressai pelo chassi de aço de alta resistência, pelos eixos de tração de carcaça fundida e grande vão livre do solo. É reconhecido também pelo renomado e confiável trem de força, os cilindros de freios distantes do solo e pela confortável cabine. Na linha 2022 houve uma completa atualização do modelo, que recebeu nova cabine, atributos adicionais de conectividade e novos modos de condução. A capacidade de carga também aumentou, chegando às 58 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), 10% a mais do que a versão anterior do modelo.


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