Com avanços consistentes na oferta de serviços conectados, a Volvo celebra o número histórico de 1 milhão de caminhões conectados em todos os continentes. Somente na América Latina, são 165 mil veículos equipados com tecnologia que permite monitoramento remoto. A Condução Inteligente Volvo (CIV) e a Manutenção Inteligente Volvo (MIV) são exemplos de serviços que utilizam dados conectados dos caminhões para assegurar mais disponibilidade e produtividade aos frotistas da marca.
Caminhões que seguem em movimento, com segurança e entregando máxima disponibilidade e produtividade para seus proprietários. É isso que a Volvo Trucks oferece a partir de seus serviços digitais conectados. Os caminhões pesados de hoje são veículos sofisticados, repletos de softwares avançados, semelhantes aos de carros de passeio. A conectividade está no centro desse desenvolvimento. Mais de 1 milhão de caminhões Volvo conectados já estão nas estradas em todo o mundo e podem utilizar toda a gama de serviços da marca.
“Com os serviços conectados podemos apoiar nossos clientes e seus motoristas de várias maneiras: otimizando a disponibilidade, reduzindo o consumo de combustível e tornando toda a operação do caminhão mais eficiente e segura. É fantástico atingir a marca de 1 milhão de caminhões Volvo conectados”, afirma Jan Hjelmgren, vice-presidente sênior de gestão de produtos da Volvo Trucks.
“Um caminhão é uma ferramenta de trabalho para os transportadores. Os veículos precisam estar sempre disponíveis para entregar valor. Nossos serviços contribuem diretamente para isso, o que traz benefícios também para toda a sociedade”, assegura.
Disponibilidade e Produtividade
A Volvo oferece serviços conectados com dois focos principais: disponibilidade e produtividade.
Serviços de disponibilidade envolvem o uso de conectividade sem fio para, por exemplo, monitorar e rastrear veículos remotamente e antecipar possíveis falhas. O objetivo é otimizar a operação do caminhão e reduzir o tempo de inatividade. O desgaste de componentes pode ser monitorado antecipadamente, permitindo um plano de serviços otimizado, com manutenções no momento certo. Serviços de disponibilidade também incluem atualizações de software dos caminhões por meio de conexão remota, para evitar visitas desnecessárias à oficina.
Já os serviços de produtividade visam melhorar as operações dos frotistas e reduzir custos. Um bom exemplo são os sistemas de gestão de frota e ferramentas de planejamento. Esse tipo de serviço também inclui fornecer aos motoristas soluções que possam melhorar a eficiência de combustível e a segurança, além de recursos de informação e conveniência a bordo.
Dados para inovar
Os caminhões conectados também desempenham um papel importante na inovação e no desenvolvimento de produtos da Volvo. Os dados extraídos dos veículos são analisados e fornecem informações sobre o comportamento do caminhão, resultando em um desenvolvimento de produtos mais rápido e em soluções inovadoras.
“A conectividade é uma parte muito importante da transformação da indústria de caminhões. Com o uso de métodos analíticos avançados e inteligência artificial (IA), podemos analisar grandes volumes de dados e usar isso no desenvolvimento de produtos e serviços, tornando o transporte mais produtivo, sustentável e seguro”, finaliza Jan Hjelmgren.
Para acesso aos serviços digitais a Volvo disponibiliza o Volvo Connect, app que permite monitorar os dados dos caminhões da marca.
10 de setembro de 2025.
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