A unidade de Itu (SP), matriz do Grupo Lapônia, que representa a Volvo no interior de São Paulo, tornou-se a primeira concessionária da marca a conquistar a certificação Aterro Zero na América Latina. Todos os resíduos gerados em suas operações são destinados de forma ambientalmente correta, sem ir para aterros sanitários.

“Esse reconhecimento é mais um importante avanço na jornada de sustentabilidade da Lapônia. Além disso, mostra que estamos em linha com as diretrizes da Volvo. É extremamente gratificante chegarmos a esse patamar”, afirma Douglas Nakano, diretor-geral do Grupo Lapônia. Para obter a certificação, a concessionária precisa comprovar que possui um sistema eficiente de gerenciamento e destinação de resíduos, com indicadores, processos e auditorias. 

Os resíduos gerados pela unidade são reduzidos, reutilizados, reciclados, coprocessados ou destinados de outras formas sustentáveis, evitando o descarte em aterros sanitários. Além de reduzir o impacto ambiental, essa postura ajuda na economia de recursos e tem reflexos na economia financeira. A unidade de Itu deixou de destinar cerca de 270 toneladas de resíduos por ano para aterro.  

“Esse resultado pode ser atribuído ao bom planejamento estabelecido, aliado ao direcionamento da área de Meio Ambiente da Volvo. Elaboramos um manual Aterro Zero, baseado no gerenciamento de resíduos integrado aos nossos bancos de dados e criamos disciplina nas equipes para seguir as boas práticas. É um processo que demanda engajamento de todos os colaboradores”, comenta Márcio Pilla Guimarães, coordenador de Sustentabilidade da Lapônia.

Aprimoramento contínuo 

A Lapônia Itu vem aprimorando seus processos gradativamente. “Consideramos essa unidade como nossa ‘casa modelo’, onde implementamos as boas práticas e, em seguida, expandimos para as demais unidades. Além do status Aterro Zero, que planejamos conquistar para outras casas, Itu conta com diversas iniciativas consolidadas, como o uso de energia renovável, ISO 9001, ISO 14001 e certificação interna VPS (Volvo Performance System) nível bronze, que atesta a aplicação dos mesmos conceitos de manufatura enxuta (lean manufacturing) que a Volvo aplica em suas fábricas”, completa Pilla. 

Iniciativas como essas fazem parte do projeto de transformação do Grupo Lapônia. A unidade de Ourinhos (SP), que inaugurou suas novas instalações em março do ano passado, foi a primeira concessionária de caminhões do país a receber o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), atestando que a edificação segue os mais rígidos critérios de sustentabilidade em sua construção e uso, contando com soluções inteligentes como captação de energia renovável por meio de fotocélulas, reaproveitamento da água da chuva e o emprego de materiais de alto conforto térmico para reduzir o consumo de energia com uso do ar-condicionado, dentre outras. 

“A Volvo está totalmente comprometida com a sustentabilidade. Conceito que se estende às nossas concessionárias. Por isso, a conquista de Itu traz um grande orgulho para nós e inspira toda a Rede Volvo”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. Além de Itu e Ourinhos, a Lapônia tem mais seis concessionárias no interior de São Paulo: Araraquara, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Regente Feijó e São Manuel. Já a rede de concessionárias Volvo conta com 108 casas no Brasil. 

Aterro Zero na fábrica desde 2008

Responsável pela produção dos caminhões e chassis de ônibus da marca para a América Latina, a fábrica da Volvo em Curitiba (PR) é Aterro Zero desde 2008. É uma das operações pioneiras do Grupo no mundo a alcançar esse feito. Mais de 50 mil toneladas de resíduos gerados na planta já deixaram de ser encaminhadas para aterros sanitários. A visão Volvo de sustentabilidade contempla pessoas, clima e recursos, rumo a soluções 100% mais seguras, mais produtivas e livres de CO de origem fóssil. 

Curitiba, 07 de outubro de 2025.

Mais informações:

Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
marco.greiffo@volvo.com 


GALERIA DE IMAGENS