A Volvo começa 2026 com boas notícias para o mercado de ônibus no Brasil. A marca reforça seu compromisso com a descarbonização no transporte de passageiros, oferecendo, ainda em 2026, a opção de uso do biocombustível B100 (Biodiesel 100%) em seu chassi urbano B320R. Outra novidade é a habilitação da marca no Pró-Transporte, programa do governo federal que dá acesso a recursos com juros menores para aquisição de ônibus urbanos.
“Assim como com as alternativas elétricas, chassis com motores a biocombustível podem contribuir com o meio ambiente em áreas urbanas, com redução de até 90% nas emissões de CO₂, dependendo da cadeia de produção do combustível”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. “Temos uma tecnologia madura, que já foi consolidada em caminhões. O B100 combina ganho ambiental, viabilidade técnica e facilidade de aplicação, pois já há um grande número de produtores desse biocombustível em todo o País”, complementa.
No caso do Pró-Transporte, a Volvo quer aumentar a disponibilidade de financiamento a custo mais acessível. Este programa é destinado a projetos de modernização e aumento da qualidade da mobilidade nas cidades, incluindo aquisição de ônibus urbanos. Os recursos vêm do FGTS e são concedidos pela Caixa Econômica Federal por meio de agentes financeiros repassadores – neste caso o Banco Volvo. A taxa de juros depende do perfil de crédito de cada cliente, mas pode chegar à metade dos juros dos financiamentos regulares. “O transporte de passageiros é um segmento empresarial com margens baixas e custos altos. Este programa pode ajudar na renovação de frotas, principalmente na atual conjuntura econômica”, explica Marques.
Desempenho
No ano passado, a Volvo entregou 1.099 chassis na América Latina. O Brasil emplacou 553 veículos, o equivalente à metade das vendas totais da fabricante na região, confirmando a relevância do País para a marca.
Prevaleceram as vendas de chassis rodoviários, cujas entregas chegaram a aproximadamente 80% do total. A Volvo continua consolidando sua participação em veículos na configuração 8×2 eixos, destinados ao turismo premium e linhas interestaduais de longa distância. A família de chassis B380R, B420R, B460R e B510R é um sucesso comercial por sua alta tecnologia, desempenho e segurança, valores extremamente importantes na operação de transporte de passageiros. Destaque também para o início das entregas do chassi B360R, último lançamento da marca na linha de rodoviários.
Eletromobilidade
Reconhecida por sua posição de vanguarda no respeito ao meio ambiente, a Volvo também teve, em 2025, um avanço importante na oferta de chassis elétricos com zero emissões, com o lançamento do modelo BZRLE, de piso baixo. Quarenta unidades do modelo já foram comercializadas para as empresas Santa Brígida (20 unidades) e Gato Preto (20 unidades), duas importantes operadoras do sistema de transporte de passageiros de São Paulo.
Outro marco histórico de 2025 foi o início da produção dos chassis Volvo BZRT articulados e biarticulados 100% elétricos no Brasil. Esses modelos de alta capacidade são destinados a sistemas BRT que miram a descarbonização e são produzidos pela Volvo exclusivamente na fábrica de Curitiba (PR), que está apta a exportá-los para todo o mundo.
As primeiras unidades deste modelo já estão em operação regular. Há duas semanas, a marca fez a entrega de 21 articulados e biarticulados para Goiânia (GO). A cidade se torna a primeira do mundo a operar uma frota de biarticulados elétricos, com zero emissões e baixíssimo ruído. Os veículos fazem parte da iniciativa de requalificação do BRT da capital goiana, um dos mais tradicionais do País.
São Paulo, 11 de fevereiro de 2026.
Mais informações:
Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
marco.greiffo@volvo.com










