A Volvo encerrou 2020 com excelentes resultados em caminhões, mesmo num período de grandes adversidades. Os modelos FH 540cv e FH 460cv foram os caminhões pesados mais vendidos do Brasil, ficando em primeiro e segundo lugares, com 5.870 e 3.936 unidades emplacadas no mercado doméstico, respectivamente. Igualando o feito do ano anterior, o FH foi o caminhão mais vendido do país, dos leves aos pesados. Em 2020, a Volvo emplacou 14.976 caminhões, na soma de todos os seus modelos, o que representa uma queda de 11,1% em relação ao ano anterior.
A marca ficou ligeiramente melhor do que a média do mercado, que teve queda total de 11,5%, por conta dos reflexos da pandemia.

O bom desempenho do Volvo FH se mantém há mais de uma década. “Nos últimos 12 anos nosso modelo foi líder em pesados por oito vezes. É um caminhão que oferece tecnologia de ponta em segurança e conectividade, além de entregar baixo custo operacional, baixo consumo de combustível e alta disponibilidade. Em resumo: o FH oferece tudo o que nossos clientes precisam para as mais exigentes operações de transporte”, diz Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil.

Crescimento na Linha VM

O reconhecimento dos transportadores se estende também para a linha VM. Mesmo durante a fase de dificuldades na economia brasileira, por causa da Covid-19, foram 3.530 emplacamentos em 2020, na soma das versões semipesadas e pesadas do modelo, num crescimento de 24% sobre o ano anterior. No decorrer do ano passado, o modelo ganhou novas versões: o Volvo VM City, voltado para o uso urbano e distribuição regional, e o Volvo VM Light Mixer, direcionado para betoneiras, com um conjunto (caminhão e implemento) 2,5 toneladas mais leve, o que permite transportar 1m³ de concreto a mais.

Fora de estrada

A Volvo preservou seu excelente posicionamento no mercado brasileiro de caminhões fora de estrada, os chamados veículos vocacionais, que se destinam a aplicações mais rigorosas ou para condições mais severas de rodagem. A comercialização destes modelos, que já absorve 12% de todas as entregas da marca, experimentou o considerável crescimento de 34% em 2020. Mineração (+90%), Construção (+87%) e Cana de Açúcar (+32%) foram os principais segmentos off-road para a Volvo no ano passado.

Recorde em Seminovos

A empresa ainda se destacou na venda de caminhões seminovos, uma área na qual vem sucessivamente tendo bons resultados. Única marca a ter uma rede nacional dedicada a esse segmento, em 2020 a Volvo vendeu 1.592 seminovos, o maior volume em mais de duas décadas. Contribuíram para o recorde as diversas edições do “feirão on-line” da marca, que viabilizaram negócios por meio do portal seminovosvolvo.com.br sem a necessidade de deslocamento físico dos clientes num momento em que o distanciamento social passou a ser necessário no enfrentamento à pandemia.

100 concessionárias

Seguindo rigorosos protocolos de saúde e segurança, as casas Volvo se mantiveram em plena atividade. O serviço de atendimento emergencial VOAR e a logística de reposição de peças genuínas funcionaram em tempo integral para não deixar nenhum veículo sem atendimento nas oficinas da marca.

Entre reformas, ampliações e aberturas de novas casas a Volvo manteve seu plano de expansão da rede, inaugurando a 100ª casa da marca no país em novembro. Naquele mês foram inauguradas novas unidades em Barro Alto (GO), Balsas (MA) e Três Lagoas (MS). Em dezembro, a Volvo celebrou ainda a abertura de sua maior casa no Brasil, a Lapônia Itu (SP), com quase 15 mil m² edificados.

Liderança em conectividade

Em 2020 a Volvo ultrapassou a marca de 100 mil veículos conectados na América Latina, entre caminhões, ônibus e equipamentos de construção. Destes, 79,3 mil são caminhões, o que garante a liderança absoluta da marca em serviços conectados. “A conectividade permite avanços na Manutenção Inteligente Volvo, serviço que usa dados de telemática para programar serviços na rede Volvo de forma totalmente individualizada, de acordo com a operação de cada veículo”, assegura Alcides Cavalcanti.

Recorde em Planos de Manutenção

Outro destaque de 2020 foi a expansão dos Planos de Manutenção Volvo. Ao final do ano, 80% dos caminhões vendidos contaram com esse tipo de cobertura. Com isso, a marca registrou um recorde histórico: chegou a uma carteira ativa de 27 mil caminhões cobertos com Planos de Manutenção.


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