A Volvo Penta, divisão do Grupo Volvo que atua no mercado de motores marítimos e industriais, está expandindo sua atuação no mercado latino-americano.  Em 2015, a marca aumentou sua participação no mercado brasileiro de lazer e manteve sua posição no segmento industrial.

A marca ganhou 4 pontos percentuais no segmento de motores marítimos de lazer, saindo de 32% de market share em 2014, para 36% em 2015.  No segmento industrial, a Volvo Penta obteve um desempenho acima do mercado nacional, que sofreu uma queda de 37%, e manteve sua participação.

“Somos líderes no segmento de motores para embarcações de lazer, e estamos investindo para ampliar a nossa presença no mercado de motores industriais”, destaca Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America.

A Volvo Penta estruturou sua área de motores industriais no Brasil e, ainda no primeiro semestre deste ano, inicia a produção de motores de 13 litros no complexo fabril do Grupo Volvo, em Curitiba. “O Brasil é um mercado de grande potencial para motores industriais, especialmente para conjuntos geradores de energia”, afirma Barsalini.  De acordo com o executivo, o mercado brasileiro de motores industriais é de cerca de 28 mil unidades por ano.

Expansão América do Sul

O plano de expansão da Volvo Penta também comtempla ampliar sua estrutura de negócios para mais três países na América Latina. A empresa vai estender sua rede de distribuidores para o Equador, Bolívia e Paraguai.

“São mercados com grande potencial, tanto para motores marítimos quanto para industrias, mas onde ainda temos uma presença muito tímida”, afirma Barsalini. Atualmente, os principais mercados da Volvo Penta na América do Sul, além do Brasil, são Argentina, Peru e Chile.


GALERIA DE IMAGENS