A Volvo Penta está lançando uma campanha de comunicação global destacando sua atuação no segmento marítimo comercial. O Brasil está participando. A locação escolhida foi Manaus, exaltando a imensidão da Amazônia, onde distâncias são contadas em dias de navegação, ao invés de quilômetros. Os filmes estarão no YouTube e nas redes sociais da marca.

Dados da Marinha do Brasil, de janeiro deste ano, indicam que há mais de 80 mil embarcações comerciais registradas no País. Esse número inclui desde barcos que transportam pessoas e cargas até pesqueiros, balsas, dragas e rebocadores. Boa parte deles navega na região amazônica. Nesse cenário, onde a geografia determina a dinâmica da mobilidade, foram gravados quatro filmes que integram o Brasil a uma campanha de comunicação global e reforçam a presença da Volvo Penta no segmento marítimo comercial. “Nossos motores e tecnologia levam prosperidade e desenvolvimento para a Amazônia. Os filmes mostram como isso acontece na prática, junto aos nossos clientes, em benefício da população local”, assegura Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta no Brasil. “Somos uma marca muito conhecida em motores marítimos de lazer. Mas a Volvo Penta vai além, com forte presença também em embarcações comerciais, ajudando a mover a economia em diversas partes do mundo. Na Amazônia, onde tudo é transportado pelas águas, não seria diferente”, ratifica Leandro Barbosa, head de motores marítimos da Volvo Penta no Brasil.

Os filmes estão divididos em Manifesto, Transporte de Passageiros, Transporte de Cargas e Segurança. Todos podem ser assistidos no YouTube e nas redes sociais da Volvo Penta a partir deste mês. No filme Manifesto, o primeiro a ir ao ar e o mais poético, o destaque é o Rio Negro. A estrada líquida por onde barcos e embarcações levam todos os dias, alimentos, remédios, mercadorias, conhecimento e histórias. Onde mover não é só se deslocar, mas fazer nascer futuros. É onde a Volvo Penta escolhe estar.

Mobilidade para as pessoas

O filme que aborda o transporte fluvial de passageiros mostra municípios acessíveis somente por rios. Ajato 2000 e Glória de Deus são os empreendimentos de José Aguiar e Francisco Louro Reis, respectivamente. Ambos estão há décadas no ofício de transportar passageiros na região amazônica.  

José Aguiar, proprietário do Transporte Naval Ajato 2000 e do Terminal Ajato, ressalta a dedicação e o heroísmo dos comandantes, especialmente nas viagens noturnas, que são longas e desafiadoras. Ele menciona a decisão de mudar para motores Volvo Penta, especificamente o modelo D16, devido à economia e ao desempenho superior, cruciais para o seu negócio.

Francisco Louro Reis, concentra-se na gestão de seu estaleiro, onde realiza manutenção, construção e modificação de embarcações. Sua família cuida da operação de lanchas com capacidade para até 220 passageiros, equipadas com dois motores Volvo Penta de 850 hp cada. A linha de transporte mais longa vai de Manaus a Tabatinga, na fronteira com a Colômbia e o Peru. A viagem de subida do rio Solimões leva cerca de 38 horas, com paradas em 13 cidades. As embarcações são equipadas com confortáveis poltronas, numa alternativa competitiva às viagens de avião para quem vive na Amazônia.

Gás acessível para todos 

Outro vídeo da campanha mostra embarcações que garantem o abastecimento das cidades, vilas e ilhas com gás de cozinha, alimentos, bens de consumo e de subsistência. Jonathan Benchimol, diretor superintendente da Fogás, principal distribuidora de GLP (gás de cozinha) da região, é o personagem do filme que retrata a importância da Volvo Penta para a infraestrutura local. Antes, as pessoas precisam ir buscar o gás. Agora, o gás vai até elas. 

“Na década de 1980, a Fogás decidiu unificar a motorização de seus rebocadores, optando pela Volvo Penta. Isso trouxe benefícios como o aprofundamento do conhecimento técnico da equipe de manutenção e a facilidade na obtenção de peças de reposição, essenciais para garantir a continuidade da operação”, afirma. A empresa possui balsas equipadas com dois motores Volvo Penta D13 de 450 hp cada, para transporte de GLP a granel, atendendo diversos municípios através dos rios. 

Segurança para a floresta e as pessoas 

O último filme mostra a contribuição dos motores Volvo Penta para a segurança da região. O Comando Militar da Amazônia navega pelas águas no combate à exploração ilegal e outras ameaças. É uma operação que exige navegações potentes e ágeis, capazes de fazer viagens longas, rumo a lugares remotos. Um barco da Marinha, adaptado para transportar cerca de 15 pessoas, utiliza dois motores Volvo Penta D4 de 320 hp cada. A embarcação foi muito bem avaliada pelos operadores por sua potência e desempenho em missões. 

Vídeos – Volvo Penta, em movimento com a Amazônia

Link da playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLwmHg9Squ8noEfMe-nJkQSEh5rUKfHhNG 

Filme Manifesto: on-line em 02/10 
Episódio 1 – Transporte de passageiros: on-line em 08/10
Episódio 2 – Transporte de cargas: on-line em 15/10
Episódio 3 – Segurança: on-line em 22/10

Curitiba, 2 de outubro de 2025.

Mais informações:

Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
marco.greiffo@volvo.com  


GALERIA DE IMAGENS