Além da alta tecnologia dos caminhões e serviços de transporte, o espaço da Volvo na 23ª edição da FENATRAN, a maior feira do setor de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, se destaca pelas boas práticas de sustentabilidade.
A sustentabilidade, tema em alta em todas as esferas, há muito tempo faz parte da trajetória da Volvo em todo o mundo. Segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente são os valores fundamentais da organização, consolidados em suas práticas cotidianas. Assim, nada mais natural para a marca, que levou para a feira as altas tecnologias Volvo que contribuem com a jornada da descarbonização nos transportes, utilizar também um amplo conceito sustentável na concepção de seu estande.
Menos tinta, redução severa de plásticos, maior reciclabilidade de materiais após a desmontagem, uso de madeiras certificadas e contratação de fornecedores alinhados com os mesmos princípios sustentáveis da marca são alguns dos itens que sustentam a concepção do projeto. “Quando optamos por um futuro mais seguro, mais sustentável e mais humano, certamente estamos falando também de um futuro mais Volvo e de nosso compromisso com tudo isso”, assegura Bárbara Bongiolo, coordenadora do projeto Fenatran na Volvo.
Sustentabilidade nos detalhes
A atenção à sustentabilidade ambiental foi ampliada aos mínimos detalhes. A papelaria técnica, que anteriormente reunia milhares de folders e prospectos, já não existe mais. Tudo é digital e facilmente acessível por tablets e celulares das equipes comerciais que se revezam na feira. Da mesma forma, os contratos de compra oferecidos aos clientes são todos digitais. E até o buffet, escolhido para oferecer a hospitalidade Volvo aos visitantes, foi pensado sob a ótica da sustentabilidade. O cardápio traz alimentos da estação e a preferência é dada a produtores locais, incentivando assim a agricultura regional. Na hora de matar a sede, as equipes contam com canecas térmicas individuais que podem ser lavadas, evitando o uso e o consequente descarte excessivo de copos plásticos.
Extrapolando os limites do estande, o cuidado passa também pela rotina das equipes. No total, nos cinco dias de feira mais de 1.500 pessoas trabalham na operação da participação Volvo na Fenatran, entre funcionários Volvo, rede de concessionárias e fornecedores. Uma logística afinada para o deslocamento diário da equipe foi estruturado para o uso coletivo do transporte entre a hospedagem e o pavilhão de exposições e vice-versa. Além do menor consumo de combustível, que resulta em menos emissão de poluentes, a Volvo também está de olho em oferecer mais segurança para todos.
Inventário de emissões
Esse é o primeiro ano que a Volvo fará um inventário detalhado das emissões de CO2 de sua participação na Fenatran, para mapear sua pegada de carbono durante a realização de todo o evento. “Sempre tivemos um cuidado sustentável na realização de nossos eventos, mas nesse ano contratamos uma consultoria externa para fazer o levantamento detalhado de nossa pegada de carbono, fazendo assim uma varredura técnica sobre pontos de melhorias”, destaca Bruno Vasconcellos, especialista ambiental da Volvo.
Ao final do evento, esse inventário permitirá mapear as emissões de carbono de forma detalhada, para redução e melhoria contínua da pegada ambiental em novos eventos. “Ao estabelecer parâmetros claros, temos como evoluir responsavelmente em cada ação futura e assim podemos continuar contribuindo para mover o mundo no qual queremos viver”, finaliza Vasconcellos.