As cabines da nova linha de caminhões Volvo estão repletas de novidades tecnológicas e com ainda mais conectividade, conforto e segurança. As mudanças consolidam novamente os veículos da marca como o melhor ambiente de trabalho para o motorista.
“São cabines novas, externa e internamente, desenvolvidas com total atenção para a jornada diária dos motoristas, tanto durante o trabalho como nas horas de repouso”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, comentando sobre a nova ergonomia, o design contemporâneo e o novo e avançado painel de instrumentos, totalmente redesenhado, com uma série de novas funcionalidades, com todos os comandos de fácil alcance.
As cabines do FM, FMX e FMX MAX são totalmente novas. “Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.
Novos painéis
A linha inteira ganhou um inovador painel de instrumentos 100% digital de 12 polegadas, com layout novo e ainda mais amigável. O menu possui quatro possibilidade de telas configuradas para a conveniência do condutor e das necessidades da aplicação. Ele oferece dados mais detalhados e se ajusta ao modo de direção, mostrando automaticamente, por exemplo, informações do freio motor ou do piloto automático toda vez que esses comandos são acionados. As inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento.
“O motorista pode destacar os dados que achar relevantes, como por exemplo a pressão do turbo ou a velocidade, sem encher a tela com informação que não precisa”, afirma Rafael Erbano, engenheiro de vendas da Volvo. No modo Navegação, pode colocar o display do GPS exatamente no centro do campo visual. Na tela Indicador de Carga, ele enxerga facilmente o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta.
Tudo digital
Outra inovação é a central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Com visualização fácil, traz tudo ao alcance da visão do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.
Tudo pode ser acessado nos novos controles do volante, seja trocar as telas do painel principal ou na central multimídia, ou manejar outras funções, como o piloto automático e manter a distância do veículo à frente, entre outros comandos. A central multimídia reproduz inclusive o Manual do Motorista, com uma infinidade de informações técnicas, podendo reproduzir vídeos informativos, o funcionamento do I-See e instruções para inspeções diárias, entre outros filmes instrutivos.
Mais ergonomia
Até o colchão da cabine é melhor, feito de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. Assim como é nova a alavanca da caixa I-Shift, agora mais recuada, ergonomicamente mais avançada, que permite melhor movimentação do motorista.
Mudanças externas
Externamente, além de uma nova grade, o design dos caminhões traz melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.
Faróis em LED com antiofuscamento
No Volvo FH, há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via.