Líder mundial no desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos a Volvo mantém seu olhar voltado para o futuro das cidades.  Cidades onde o transporte público é silencioso, conectado e com baixas ou zero emissão de poluentes.  Foi com este foco que a Volvo criou o ElectriCity, um projeto que reúne empresas, governo e universidades para desenvolver e demonstrar um modelo de transporte urbano sustentável e atraente para o futuro.

O desenvolvimento do sistema de transporte urbano proposto pela Volvo parte de um princípio simples: escutar as cidades. “Não adianta pensarmos apenas nos veículos. Temos que entender quais são as necessidades das cidades e, juntos, elaborar soluções que tragam mais qualidade de vida para a população”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

As demandas de transporte urbano das cidades estão muito alinhadas com a evolução tecnológica e com as demandas globais de redução da emissão poluentes: um sistema de transporte eficiente, com serviços conectados, por onde circulam veículos com baixas ou zero emissão de poluentes, e que ofereçam comodidade, conforto e segurança para a população.

O ElectriCity foi criado justamente para atender a essas necessidades. Uma área eletrificada e integrada aos sistemas de transporte urbano estabelecidos, onde operam ônibus híbridos e elétricos, com estações para recarga rápida da bateria do motor elétrico dos veículos, serviços conectados, wi-fi gratuito e a possibilidade de pontos de embarque e desembarque instalados em ambientes fechados.

“É uma solução que cria uma nova experiência para passageiros e gestores públicos”, diz Rafael Nieweglowski, coordenador de City Mobility da Volvo Bus Latin America. Ele explica que o  projeto é indicado para áreas centrais, onde há maior concentração de poluentes e alto fluxo de pedestres. “Os benefícios das áreas eletrificadas são o ar mais limpo, silêncio, informação de horários em tempo real, comodidade e segurança”.

Esse modelo de transporte eletrificado, com pontos de ônibus em ambientes fechados, já está sendo testado em algumas cidades europeias, como Gotemburgo, na Suécia, onde veículos elétricos da Volvo estão em operação há um ano.

 

Demonstração em Curitiba

A Volvo está demonstrando os benefícios do ElectriCity em Curitiba. Desde agosto deste ano, circula na cidade um ônibus elétrico híbrido equipado com wi-fi na linha Juvevê – Agua Verde. O veículo possui tecnologia que permite a recarga da bateria do motor elétrico no ponto final de embarque e desembarque, o que permite a operação no modo 100% elétrico em até 70% do percurso.

Durante o período de demonstração, o elétrico híbrido está sendo comparado a outros dois ônibus com a mesma configuração e capacidade de passageiro: um híbrido e um movido a diesel. Os três circulam na mesma linha e nas mesmas condições de intensidade de tráfego e passageiros.

Os primeiros resultados da operação mostram que o veículo está operando 55% do tempo no modo 100% elétrico, consome 65% menos combustível que o modelo convencional a diesel e 30% menos que híbrido convencional de primeira geração.

“É um resultado ótimo, considerando que a linha tem 22,5 quilômetros e apenas uma estação de recarga. O ideal para a operação do elétrico híbrido é ter uma estação de recarga da bateria a cada 10 quilômetros. Por ser uma demonstração, só temos uma estação instalada no trajeto”, explica Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.

O impacto na redução da emissão de poluentes no período de testes, de agosto a outubro, também é alto. O modelo emite 55% menos CO2, 540% menos NOX e 1.500% menos material particulado (fumaça preta) que o modelo a diesel com tecnologia Euro 3 que circula na mesma linha.  Já o híbrido, emite 26% menos CO2, 430% menos NOX, e 700% menos material particulado que o onibus movido a diesel.

Considerando um ano de operação, o elétrico híbrido deixa de emitir 30 toneladas de dióxido de carbono quando comparado ao veículo movido a diesel.

“Estes resultados são importantes para o desenvolvimento de um projeto sólido de eletromobilidade na América Latina, de acordo com as condições de alta demanda de transporte das cidades”, destaca Nieweglowski.

Curitiba é a primeira cidade da América Latina a receber a demonstração do ônibus elétrico híbrido da Volvo.  Os testes não envolvem qualquer custo para a cidade Curitiba. São uma parceira entre a Volvo, a Siemens, Ericsson, URBS, o Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná) e as empresa de transporte urbano Redentor, Cidade Sorriso e Glória.

 

Tecnologia

O elétrico híbrido é a segunda geração de híbridos da Volvo. Possui tecnologia que permite a recarga da bateria do motor elétrico nos pontos finais de embarque e desembarque de passageiros. O tempo de recarga total é de, no máximo, 6 minutos.

Assim como no modelo híbrido de primeira geração da Volvo, a bateria do elétrico híbrido também é recarregada com a energia gerada pelas frenagens.  A vantagem do elétrico híbrido é sua maior autonomia no modo 100% elétrico e consequente redução de consumo de combustível e de emissão de poluentes. Sua tecnologia permite uma autonomia de até 70% do tempo de operação no modo elétrico, o que permite reduzir em até 75% o consumo de diesel e a emissão de poluentes.  Além disso, o consumo total de energia do modelo é 60% menor que dos ônibus movidos a diesel, o que representa um enorme ganho ambiental para a cidade.

Outro diferencial do veículo é a flexibilidade de operação, podendo operar em modo 100% elétrico em áreas definidas (inclusive em espaços fechados como shoppings) e em modo híbrido em qualquer parte do percurso.


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