A Volvo CE desenvolve programas para reduzir o impacto ao meio ambiente de seus produtos e instalações em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde produz os mais avançados equipamentos de construção da marca. “Respeitar o meio ambiente e promover a sustentabilidade nas suas fábricas em todo o mundo são objetivos permanentes da Volvo”, afirma Carolina Bedran, coordenadora de meio ambiente da Volvo.

“São vários projetos executados em diferentes países”, diz Carolina, citando como exemplo um programa implementado na fábrica da Volvo CE de Shippensburg, nos Estados Unidos. Batizado de Energy Treasure Hunt (Caça ao Tesouro pela Energia), consiste basicamente em identificar oportunidades de baixo custo para melhorias no gasto de energia nas instalações industriais, sem perder a produtividade ou a qualidade nos processos.

O programa busca por lugares na fábrica onde a energia e o gasto financeiro podem ser diminuídos apenas com pequenas mudanças, como a localização de pequenos vazamentos de ar comprimido e alterações na iluminação durante horários ociosos. “Pequenas mudanças podem significar grandes economias”, observa Carolina. No caso de Shippensburg, descobriu-se que estas ações poderiam representar até 12% dos custos com energia na planta.

A Volvo tem sido pioneira em programas ambientais no setor onde atua. A fábrica da Volvo CE na cidade sueca de Braas, por exemplo, foi a primeira instalação a alcançar, em dezembro de 2013, a neutralidade em emissões de gás carbônico, usando agora apenas energia renovável. Especializada em caminhões articulados, esta unidade é movida por energias eólica, biomassa e geração hidráulica. “São energias limpas, que não contribuem para o efeito estufa”, observa Carolina.

Brasil

O Brasil também tem uma série de ações ambientais. A fábrica da Volvo CE em Pederneiras, no interior de São Paulo, tem uma equipe inteira de engenheiros e técnicos com um trabalho voltado para aumentar a eficiência energética das instalações, ao mesmo tempo que atuam na redução das emissões de gases poluentes.

“Somente de 2013 até agora, a unidade brasileira da Volvo CE já aumentou em cerca de 25% sua eficiência energética e em 8% a neutralidade de CO2”, declara Bruno Campos, chefe de valores corporativos da fábrica de Pederneiras. Instalação de timers nas máquinas e sky lights para aproveitamento de luz natural, lâmpadas mais eficientes, otimização de compressores e levantamento dos grandes “vilões” de consumo de cada área são algumas das principais ações introduzidas para aumentar a eficiência energética.

Paralelamente, a equipe vem implementando um programa para, inversamente, reduzir as emissões de gases. São também inúmeras ações, que vão desde a eliminação do querosene dos processos produtivos, passando pela otimização de estufas, até a troca de tinta, que permitiu reduzir a temperatura de secagem.

A fábrica brasileira da Volvo Construction Equipment acaba de completar 40 anos. Com um dos maiores índices de qualidade do Grupo Volvo e reconhecida internacionalmente por seus projetos inovadores, a planta é atualmente um dos principais elos do sistema industrial global da corporação. Única unidade fabril da Volvo CE na América Latina, produz carregadeiras, motoniveladoras, caminhões articulados, escavadeiras, retroescavadeiras e compactadores de solo


GALERIA DE IMAGENS