O Volvo VM modelo 2020 é um dos destaques do estande da marca na Fenatran. Ele tem novidades na cabine que melhoram ainda mais o conforto, a produtividade e o dia a dia na operação de transporte. “O VM conquistou o transportador brasileiro. Ele continua sendo um caminhão pioneiro em vários atributos para garantir mais produtividade na operação de transporte. Estamos sempre fazendo inovações para mantê-lo como a melhor opção de veículo em sua categoria”, declara Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.

As alterações incluem uma nova frente, com um novo para-choque tripartido, para facilitar a substituição em pequenos reparos. “Agora não é mais preciso trocar a peça inteira, mas apenas a parte danificada”, afirma Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo, ao destacar que as alterações no caminhão têm o objetivo de aumentar ainda mais a disponibilidade do VM. A mudança contribui para diminuir custos com manutenção e trazer ainda mais facilidade para o transportador e o motorista.

Para garantir ainda mais segurança, o VM recebeu novas luzes de posicionamento. Colocadas na parte superior da cabine, as populares “Três Marias” aumentam a visibilidade do veículo. O FUPS (Sistema de Proteção Frontal Anti-Intrusão) permanece como um importante diferencial no segmento. “O VM sempre esteve na vanguarda da segurança, desde sua primeira geração, em 2003”, lembra Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo no Brasil.

Outra alteração foi a instalação de um espelho frontal maior. Este componente foi reposicionado para melhorar ainda mais o trabalho do motorista em manobras em espaços limitados e nas docas de carga, uma atividade comum nas aplicações de transporte do VM, muitas delas relacionadas à logística. Mais para a frente, o espelho proporciona maior visibilidade para o condutor e mais segurança na operação.

Conforto

O segundo degrau da porta da cabine agora ficou protegido, impedindo o acesso de estranhos e aumentando a segurança do condutor. Com esta cobertura, aumentou também um espaço para que o motorista possa colocar um calçado ou ainda guardar o martelo de bater pneus. O pino de reboque também ficou protegido atrás da grade frontal.

O defletor de ar do VM agora é ajustável. O transportador pode regular a angulação para colocá-lo na posição mais conveniente, dependendo da altura do baú. O ajuste é fácil e rápido de ser executado, bastando apenas deslocar as barras instaladas para esse fim. A Volvo também introduziu um novo para-sol. Mais leve e com um design aperfeiçoado, melhora o fluxo de ar para o defletor de ar e traz mais aerodinâmica para a cabine como um todo. “Melhorias na aerodinâmica são importantes, pois ajudam na resultam em diminuição do consumo de combustível, um dos itens mais importantes na planilha de custos do transportador”, observa o diretor de caminhões.

Dia a dia

Para garantir mais agilidade e facilidade na rotina diária do motorista antes das viagens, a Volvo reposicionou o reservatório de água do climatizador, colocando-o sob a cabine, atrás da grade frontal. O acesso ficou mais fácil e garante mais conforto, segurança e agilidade. Também para facilitar a manutenção, o VM ganhou um novo acesso aos faróis. Foram eliminadas várias etapas para a substituição de lâmpadas, aumentando a segurança de iluminação. Se antes era necessária a retirada do farol, agora basta soltar alguns parafusos para chegar ao local, atrás da cobertura do degrau.

A Volvo promoveu ainda outras melhorias em diferentes pontos da cabine: antes formado por partes interrompidas, agora os paralamas foram estendidos, dando um aspecto mais harmônico ao visual, evitando sujar o implemento; os para-barros, que eram fixos, são agora flexíveis, evitando o acúmulo de sujeira e facilitando o trabalho do motorista, que precisava lavar esta área com certa frequência.

São Paulo, 13 de outubro de 2019.


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