- Home
- Equipamentos de Construção
- Fábrica da Volvo CE no Brasil celebra 50 anos
Unidade industrial integrante do sistema global de produção da Volvo, a fábrica de equipamentos de construção da marca em Pederneiras (SP) atende toda a América Latina e exporta para os Estados Unidos, Europa e Ásia. Sempre inovando em sistemas avançados de manufatura, quase 100 mil máquinas já foram fabricadas na planta em cinco décadas.
Atualmente, a unidade produz carregadeiras, escavadeiras, compactadores e caminhões articulados. “Ao longo destes anos, testemunhamos uma revolução em nosso segmento. Quando começamos, as máquinas já eram muito robustas. Hoje, o mercado demanda equipamentos de alta tecnologia embarcada, com foco na produtividade, disponibilidade, conectividade e segurança. Temos orgulho de impulsionar e protagonizar esse movimento, com processos de ponta e profissionais altamente qualificados”, afirma Wladimir Garcia, head de operações industriais da Volvo CE em Pederneiras.
Localizada a 320 km da capital São Paulo, a fábrica de Pederneiras tem 550 funcionários e é uma das mais completas do sistema industrial global da Volvo CE. É a única, entre outras 12 unidades fabris de equipamentos da marca no mundo, a produzir carregadeiras e caminhões articulados em uma única linha de montagem. “Somos referência no Grupo em eficiência, flexibilidade e excelência de processos”, garante Garcia.
Por conta da elevada qualidade e competitividade, nas últimas décadas a planta assumiu uma vocação exportadora. Atualmente, 60% da produção é destinada ao mercado externo. “Isso traz benefícios também aos clientes daqui, que recebem máquinas exatamente com a mesma tecnologia que entregamos para a Europa e Estados Unidos, mercados reconhecidamente exigentes”, assegura Luiz Marcelo Daniel, head de operações comerciais da Volvo CE na América Latina.
Eficiência e sustentabilidade
Boa parte da eficiência industrial da fábrica de Pederneiras está ligada ao conceito VPS (Volvo Production System), sistema de gestão de produção estruturado e formalizado, que adota conceitos, ferramentas e técnicas de manufatura enxuta nas fábricas da marca em todo o mundo. Filosofias como melhoria contínua, produção puxada, mapeamento de fluxo de valor, entre outras, fazem parte da cultura industrial da unidade há anos.
Outro destaque é a sustentabilidade dos processos. Além de ser uma planta aterro zero desde 2022, a busca pela eficiência energética e redução nas emissões é constante. “Toda a energia elétrica que utilizamos provém de fontes renováveis. Além disso, implementamos iniciativas que resultaram na redução de mais de 2.000 MWh no consumo energético”, assegura Garcia. Há também ações constantes para reduzir as emissões. “Nos últimos cinco anos deixamos de lançar mais de 300 toneladas de CO2 na atmosfera. Em 2026, seremos uma planta com zero emissões de gases de efeito estufa”, afirma.
Produtos avançados
Atualmente, Pederneiras produz as mais modernas gerações de equipamentos Volvo, as mesmas disponíveis na Europa, América do Norte e Ásia:
- Carregadeiras – L60, L70, L90, L110, L120, L150 e L180
- Escavadeiras – EC140, EC210, EC220, EC230 e EC260
- Compactador – SD110
- Caminhões articulados – A25, A30, A40, A45 e A50
Cronologia
A fábrica de Pederneiras foi inaugurada em 1975, ainda sob a marca Clark, produzindo inicialmente empilhadeiras, guindastes e carregadeiras. Em 1987, a Volvo se associa e forma uma nova marca global, a VME. Em 1995, a Volvo incorpora essa marca por completo, dando origem à Volvo Construction Equipment (Volvo CE). Desde então, Pederneiras recebeu investimentos constantes e se consolidou como uma das principais fábricas da Volvo CE no mundo.
Curitiba, 30 de julho de 2025.
Mais informações:
Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 3317-8736
marco.greiffo@volvo.com