O Grupo Volvo mantém um forte compromisso com um futuro sustentável para o planeta. Respeito ao meio ambiente é um valor fundamental da marca, ao lado da segurança e da qualidade. Tudo o que a Volvo faz, desde o desenvolvimento de um veículo, até seu uso e futuro descarte tem uma profunda preocupação em diminuir ao máximo possível o impacto ambiental.
“Se somos parte do problema, devemos fazer parte da solução”, afirma Lars Martensson, diretor de meio ambiente da Volvo Trucks. Desde sua fundação, há 88 anos, a Volvo adotou práticas que privilegiam o ser humano e o meio ambiente. “Constantemente investimos em tecnologias, veículos e serviços inovadores que resultem em soluções de transporte sustentáveis”, diz o executivo.
“O Grupo Volvo tem uma política ambiental em âmbito mundial, caracterizada por uma visão holística, de melhorias contínuas, desenvolvimento técnico e o uso eficaz dos recursos”, declara Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina. “É essa política que norteia estratégias, ações táticas e metas em todos os países onde atuamos. Nosso esforço está centrado em reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades produtivas e também pelos produtos Volvo”, complementa Solange.
De olho no esgotamento das fontes de energia fósseis, a Volvo vem constantemente aperfeiçoando seus caminhões, ônibus e equipamentos de construção para que tenham o máximo de eficiência energética. Especificando os veículos corretamente e desenvolvendo trens de força e chassis adequados a cada operação, a empresa inova fornecendo caixas de câmbio que diminuam o consumo de combustível e maximizem o desempenho do motor. É o caso da I-Shift, a mais inovadora caixa de câmbio eletrônica desenvolvida para veículos comerciais.
Paralelamente, desenvolve motores capazes de emitir cada vez menos gases e ter o máximo de eficiência energética, e ainda outros para rodar com combustíveis alternativos e renováveis. A Volvo já exibiu sete caminhões movidos a combustíveis alternativos (biodiesel, biogás, biogás com biodiesel, etanol/metanol, DME, diesel sintético e gás de hidrogênio combinado com biogás) para que possam, no futuro, substituir em alguma medida os veículos a diesel.
Outra importante ação da Volvo são os veículos híbridos. Milhares de ônibus movidos a eletricidade e a diesel já rodam em diversos países de vários continentes, inclusive no Brasil. É em Curitiba, sede latino-americana da marca, que está localizada a segunda fábrica de chassis de ônibus híbridos da Volvo. Na Europa, alguns modelos de caminhões já são comercializados com a opção híbrida, voltados principalmente para operações urbanas, mais adequadas a esta tecnologia.
Também na área de ônibus, a Volvo é líder em sistemas eficientes de transporte de massa, como ocorre nos BRTs (Bus Rapid Transit), os conhecidos sistemas organizados de transporte coletivo urbano, que usam vias exclusivas e chassis de alta capacidade, a exemplo dos articulados e biarticulados. A empresa é líder no fornecimento de biarticulados para os principais BRT’s na América Latina – Curitiba, Transantiago (Chile) e Transmilenio (Bogotá).
Fábricas verdes
“Fomos também os primeiros a ter uma fábrica do setor automotivo livre de emissões de dióxido de carbono (CO2), inaugurada em Ghent, na Bélgica, já em 2007”, lembra Martensson. A unidade fabril de Tuve, na Suécia, também alcançou o status de isenta de emissões, assim como a planta sueca de Umea, e a de Braas, que fabrica equipamentos de construção. “Além de veículos que emitam menos gases poluentes, queremos ter fábricas ambientalmente corretas”, observa o diretor.
As fábricas de Ghent, Tuve e Umea passaram por uma grande reformulação, com a instalação de turbinas eólicas, geração de eletricidade “verde” e instalação de janelas no teto para aumentar a iluminação natural. Pisos e paredes foram pintados em cores claras para reduzir a necessidade de iluminação artificial e poder desligar as luzes durante o dia. Combustível de biomassa peletizada fornece parte das necessidades de aquecimento.
O cuidado ambiental está presente em todo o ciclo de vida dos produtos da marca. O FH, o caminhão mais vendido da Volvo, é um veículo com índice de reciclabilidade de cerca de 90%, um percentual extremamente elevado.