A Volvo Trucks recebeu na América do Norte um pedido de 110 caminhões Volvo VNR Electric, para a empresa de logística global Maersk. Este negócio se soma à compra anterior de 16 veículos do mesmo modelo e representa a maior venda de caminhões elétricos Volvo para um único cliente até o momento.
O pedido foi colocado pelo Performance Team, parte do Grupo Maersk. Os primeiros veículos serão entregues ainda no primeiro semestre de 2022, com todos os 126 caminhões elétricos devendo estar em operação no primeiro trimestre de 2023.
“A Volvo Trucks está entusiasmada em continuar a colaborar com a Maersk em sua meta de sustentabilidade de frota e seus investimentos contínuos em eletromobilidade,” diz Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.
Os caminhões elétricos pesados da Volvo serão usados na Califórnia em uma gama variada de tarefas de transportes, servindo rotas de transporte portuário e de distribuição de armazéns.
O Volvo VNR Electric tem uma autonomia de operação de até 440 km e capacidade de armazenar até 565kWh de energia. O caminhão pode receber recarga de 80% em 90 minutos com seu pacote de seis baterias, e em 60 minutos na versão de quatro baterias. O Volvo VNR Electric é fabricado na planta da Volvo Trucks em New River Valley, no estado da Virgínia.
50% de vendas elétricas até 2030
Em nível global, a Volvo Trucks estabeleceu a ambiciosa meta de entregar 50% de todos seus caminhões com tecnologia elétrica até 2030.
“Estamos determinados a liderar a transformação elétrica na indústria de transportes. Os volumes ainda permanecem baixos, mas percebemos um rápido crescimento no interesse na Europa, América do Norte, bem como em outras partes do mundo. Em 2021, recebemos pedidos, incluindo cartas de intenção de compra, de mais de 1.100 caminhões em 20 países. Oferecer transportes elétricos com zero emissões está se tornando uma vantagem competitiva clara para nossos clientes,” diz Roger Alm, Presidente Volvo Trucks.
A Volvo Trucks foi líder em caminhões pesados elétricos na Europa no ano passado, com uma participação de mercado de 42%. A marca também tem uma posição de liderança nesse segmento na América do Norte. Com seis modelos de caminhões elétricos em produção a partir desse ano, a Volvo Trucks tem a mais completa linha elétrica da indústria global de caminhões, cobrindo desde distribuição urbana e coleta de resíduos, a transportes na construção civil e em rotas regionais.