O motor D13-1000 lançado recentemente pela Volvo Penta já está despertando o interesse de proprietários de médias e grandes embarcações. Mais potente da marca no segmento marítimo de lazer, o D13-1000 está atraindo a atenção de clientes do Brasil e de países da região hispânica, justamente por causa de seus principais atributos: grande potência, alto desempenho e muita qualidade.
“Estamos atendendo uma demanda desse mercado, que precisa de motores e sistemas de propulsão IPS de alta performance para barcos de alto padrão”, declara Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America. Com 13 litros e 1000hp, o novo propulsor é totalmente atualizado, com novos pistões, injetores de alta eficiência e sistemas de arrefecimento aprimorados. Combinados, estes componentes proporcionam um ganho de 11% de potência em relação ao motor anterior.
A relação potência-peso otimizada e o excelente torque na faixa de rotação baixa garantem alta potência. Assim, os proprietários de barcos Premium podem navegar mais rápido e chegar mais longe. “E sem a necessidade de paradas constantes para reabastecimento”, complementa Baptista. Ele lembra ainda que a excelência da engenharia da Volvo Penta e a atenção aos detalhes do projeto garantiram um motor com desempenho, confiabilidade e conforto superiores, particularidades alinhadas ao conceito de “Easy Boating” da marca, ou “facilidade na navegação”.
Integração com IPS
A Volvo Penta oferece o pacote integrado: D13+IPS1350 com um IPS atualizado. O motor de 1000hp encaixado ao novo sistema IPS proporciona potência equivalente a um motor convencional de 1350hp. O IPS tem todos os benefícios tradicionais do sistema para prover uma conexão sem interrupções do timão aos hélices, com tração superior na água. Quando comparado a uma instalação convencional de motor de centro, o Volvo Penta IPS proporciona mais autonomia, velocidade final superior, menor consumo de combustível e emissões e vibrações reduzidas, além de menos ruído a bordo. A configuração também permite mais espaço no barco.
O sistema de propulsão IPS foi atualizado para aceitar a potência adicional do novo D13. O pacote D13-IPS1350 está disponível em configurações com dois, três ou quatro propulsores. O conjunto com quatro motores pode gerar uma potência equivalente a 5400hp. O torque ampliado em baixas rotações dá ao barco maior capacidade de manobra em baixas velocidades.
RELEASES RELACIONADOS
Volvo Penta convida o mar para homenagear marinheiros pelo seu dia
13 de dezembro de 2024
Volvo inicia demonstração de seu ônibus 100% elétrico em São Paulo
23 de outubro de 2023