As mais recentes tecnologias da Volvo Penta consolidam a posição da marca na vanguarda mundial em navegação. As inovações transformam os seus produtos em equipamentos intuitivos, simples e seguros, visando uma experiência agradável de navegação: o conceito easy boating, ou navegação fácil.
A nova geração do Glass Cockpit, por exemplo, ampliou a colaboração entre a Volvo Penta e a Garmin na criação de um sistema avançado de monitoramento e controle para facilitar ainda mais a navegação. Disponível para embarcações de todos os tamanhos, o Glass Cockpit conecta a mais avançada tecnologia de navegação da Garmin com o Electronic Vessel Control (EVC), o sistema eletrônico de controle de embarcação da Volvo Penta. O aplicativo all-in-one está agora disponível para uso com as telas multifuncionais (MFD) séries 7600 e 8600.
O sistema de navegação proporciona benefícios como layouts customizados que permitem aos operadores decidir quando, onde e quais informações apresentar, aumentando a facilidade de uso; botões específicos no controle e no joystick onde o usuário ativa a exibição automática da informação desejada para qualquer situação específica; e telas de 7 a 24 polegadas, de lanchas esportivas a iates de grande porte.
É possível acessar tudo que é necessário saber sobre o barco nas telas: a situação, os alarmes, quais funções estão ligadas e as funções como o Autopilot (Piloto Automático). O projeto all-in-one elimina a necessidade de caixas pretas, monitores e antenas externas adicionais.
Na prática, a integração de todas as funções significa que os pilotos têm acesso a todos os controles operacionais e de monitoramento em uma única interface. E ainda podem alterar os layouts para atender suas necessidades específicas. Certas funções de navegação, como operar em ré e usar o radar, requerem mais foco. Ao customizar a informação nos layouts e vinculá-las ao controle e ao joystick, o piloto pode pressionar o botão designado no joystick e acessar a visão da câmera de atracação na tela.
Controle e acesso remoto com uma chave
Outro exemplo de facilidade de navegação é a e-Key Remote, a nova funcionalidade da Solução para Gestão de Bateria (Battery Management Solution). É a primeira chave no mercado náutico conectada e integrada ao sistema de propulsão do barco. “Agora, desbloquear e dar partida no barco ficou muito parecido com dar partida em um carro”, declara Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America.
Ao se aproximar do barco, basta pressionar a e-Key Remote para autorizar o usuário, ligar o sistema de baterias e acionar o sistema eletrônico de controle da embarcação (EVC). A bordo, é só dar a partida no motor e soltar as amarras! Ao sair do barco, apertar a chave desativa e bloqueia os sistemas e interrompe a energia da bateria.
Todo Sistema de propulsão pode ser controlado usando apenas uma chave, que pode ser usada remotamente. Com a e-Key Remote, não há necessidade de procurar chaves de partida e disjuntores. Ambos são facilmente controlados remotamente de até 100 metros de distância. Também é possível conectar equipamentos elétricos adicionais na mesma chave, como as luzes, passarela ou guindaste, que podem ser acionados antes mesmo de se ir a bordo. O dispositivo ainda proporciona proteção antirroubo, já que toda e-Key está conectada a um identificador único de embarcação.
RELEASES RELACIONADOS
Volvo Penta convida o mar para homenagear marinheiros pelo seu dia
13 de dezembro de 2024
Volvo inicia demonstração de seu ônibus 100% elétrico em São Paulo
23 de outubro de 2023