O novo FH é o caminhão mais seguro do mundo. Além da nova cabine, ainda mais resistente que a anterior, o novo caminhão chega com uma série de atributos que reforçam a posição de liderança mundial da Volvo na área de segurança veicular.
“Somos líderes incontestes em segurança no setor de transportes”, declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.
A Volvo conseguiu melhorar ainda mais um outro sistema muito importante em caso de acidentes entre caminhões e automóveis – o chamado FUPS (Front Underrun Protection System, ou Sistema Anti-Intrusão Frontal). Esse é um sistema anti-intrusão desenvolvido para proteger os ocupantes de carros em caso de colisões frontais com os caminhões. “Conseguimos melhorar e reforçar o sistema, sem aumentar o peso”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo, lembrando que o novo sistema permite o dobro de recuo da versão anterior.
Toda a área envidraçada do FH foi ampliada e os retrovisores tem agora um design mais arrojado. O novo design e as colunas mais estreitas permitiram uma redução de cerca de 20% da obstrução da visão do motorista. “Uma visibilidade ampliada é muito importante para uma viagem mais segura”, diz Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.
Segurança ativa
“Além das inovações agora introduzidas, a nova linha F chega ao mercado com as tradicionais tecnologias de segurança ainda mais precisas”, ressalta Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil. O novo FH pode vir equipado, por exemplo, com o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ACC (Piloto Automático Inteligente), LKS (Monitoramento da Faixa de Rodagem), entre outros itens de segurança.
O ESP é um moderno equipamento que reduz a possibilidade de derrapagem e capotagem em curvas. “A principal função do ESP é detectar situações de perigo para o veículo e, quando necessário, atuar rapidamente de forma a prevenir um eventual acidente”, diz Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo. Quando o caminhão entra numa curva com uma velocidade maior que a necessária, por exemplo, o sistema automaticamente reduz o torque do motor e faz uma aplicação individual dos freios nas rodas, corrigindo a trajetória da composição.
O ACC é um mecanismo que auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância constante e segura do veículo que se encontra à frente. “Ele reduz o risco de, em caso de distração ou em uma situação inesperada, por exemplo, o condutor do caminhão colidir com um outro veículo que está trafegando em uma velocidade menor à sua frente”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo. O dispositivo agora conta com um aviso de colisão e frenagem de emergência projetado no para-brisas.
“Outra tecnologia disponível é o LKS (Lane Keeping System)”, destaca Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina. O sistema alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem em virtude de um descuido ou desatenção, e é muito útil para evitar acidentes casuais, mas muito graves. Este mecanismo integra também um moderno dispositivo – o DAS, o Detector de Nível de Atenção. O equipamento é acionado automaticamente quando o condutor apresenta um estilo de condução irregular, ziguezagueando o veículo na pista, um comportamento característico de fadiga e sonolência ao dirigir.
O veículo pode também vir equipado com Faróis Dinâmicos. Neste caso, os faróis giram na mesma direção do volante. Ou ainda com o Farol de Conversão, um farol adicional que se acende quando o motorista aciona a seta do pisca-pisca. E ainda com freio de estacionamento elétrico – basta desligar a ignição do veículo para promover o estacionamento de toda a composição.