Pioneira no Brasil na introdução de planos de manutenção no setor de transportes, a Volvo tem hoje uma posição avançada e de liderança nesta área: oito em cada 10 caminhões da marca vendidos no País já começam rodando pelas estradas com algum tipo de cobertura. É a maior participação desde quando este serviço foi introduzido na rede de concessionárias. “Quanto maior o tempo do caminhão na estrada transportando mercadorias e gerando receita, maior a rentabilidade da operação. O transportador está se profissionalizando mais a cada dia”, afirma Carlos Banzzatto, gerente de pós-venda da Volvo no Brasil.
A Volvo tem cinco modelos de planos de manutenção: Ouro, Prata, Azul, Verde e Branco. O principal e mais completo do mercado é o Ouro, que cobre todas as manutenções preventivas e corretivas do veículo durante o período contratado. O cliente só precisa se preocupar com a troca de pneus, o motorista e o combustível. “Os transportadores estão optando pelo plano Ouro, pois conseguem garantir a performance máxima do caminhão e maior rentabilidade”, diz Banzzatto.
Com o Plano Ouro, o transportador tem serviço do Voar (Volvo Atendimento Rápido) 24 horas por dia, sete dias por semana e atendimento preferencial na rede de 94 concessionárias estrategicamente distribuídas pelo Brasil.
Cobertura total
O Plano Ouro garante, ainda, maior valor agregado na revenda do veículo porque, ao final do contrato, o cliente recebe um Certificado de Manutenção pela fábrica. Este documento assegura que o caminhão passou por todas as manutenções na rede de concessionários, usando peças genuínas e serviços de técnicos especializados e treinados pela montadora. Até mesmo as peças instaladas na concessionária durante a contratação têm uma garantia maior – dois anos, e não um ano, como na garantia convencional.
“Queremos que o transportador tenha a mais alta produtividade possível nos veículos da marca. Para isso, é fundamental uma manutenção preventiva correta”, destaca. A forma mais segura e prática é um programa de manutenção. A meta é o transportador conseguir tirar o máximo de proveito possível do investimento feito nos caminhões. “Com os nossos programas de manutenção é nossa tarefa manter os veículos livres de paradas não planejadas”, complementa Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.
Vantagens
O cliente que contrata uma das cinco coberturas tem uma série de vantagens, a começar pelo fato de poder executar a manutenção em qualquer uma das concessionárias Volvo distribuídas pelo território brasileiro. “Ele ganha mais flexibilidade em seu negócio, podendo alterar rapidamente sua estratégia de transporte, independentemente de seu trajeto de operação”, explica Banzzatto, lembrando que os transportadores evitam manter oficinas próprias, que demandam altos investimentos e treinamento constante de mecânicos e mecatrônicos.
Outro ganho importante é também uma questão estratégica no negócio de transporte: com um programa de manutenção, o cliente transforma custos variáveis em custos fixos, pois já sabe o quanto e quando vai pagar por um serviço desta natureza. Paradas inesperadas para manutenção têm, em geral, serviços mais caros e que podem levar mais tempo para serem feitos.