O desenvolvimento do veículo conceito graneleiro que a Volvo está apresentando teve a participação de importantes empresas do setor de transporte no Brasil. O caminhão do futuro antecipa novas tecnologias em implementos da Randon, em sistemas hidráulicos da Hyva e em pneus da Continental.
A Randon Implementos desenvolveu um rodotrem basculante inovador, batizado de Concept Trailer. Dotado de muitos recursos, traz alta tecnologia e eletrônica embarcada para otimizar a performance e reduzir os custos de operação.
O Concept Trailer é uma tonelada mais leve e apresenta novidades como a caixa de carga construída com perfis de alumínio, dispostos de forma horizontal e unidos por adesivo estrutural, o que elimina consideravelmente o uso de solda. Sem colunas e com defletores, o implemento reduz o arraste aerodinâmico e ainda aumenta a segurança, com um dispositivo antitombamento que ajuda a corrigir a trajetória em condições de risco. Além disso, o conjunto identifica quando o trailer não está carregado e suspende automaticamente os eixos, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.
O implemento tem sensores e câmera de ré interligados ao sistema de freios, que atua automaticamente quando há presença de obstáculos na área de manobra. A operação de acoplamento e desacoplamento do conjunto também foi otimizada. Sensores nas quintas rodas e um aparelho de levantamento elétrico ampliaram a segurança e ergonomia desta tarefa. O enlonamento da carga é feito por um recurso totalmente automatizado, acionado por controle remoto, que reduz o tempo e elimina a necessidade de o operador subir nas caixas de carga, tornando essa operação muito mais ágil e segura.
“Pela primeira vez, os projetos de um rodotrem e de um caminhão foram feitos em conjunto, um pensando no outro, com ganho de eficiência em combustível, conectividade e interface com o usuário. Da construção ao próprio design, mais aerodinâmico, é diferente de tudo o que há no mercado”, declara Sandro Trentin, diretor geral da Randon Implementos.
Pneus inteligentes
A Continental é a parceira que forneceu pneus com baixa resistência ao rolamento, dedicados à redução no consumo de combustível. A solução da empresa foram os produtos da família Conti Light Pro, equipados com tecnologia digital para medição de pressão e temperatura em tempo real, por meio de sensores internos instalados nos pneus. Tanto o cavalo-mecânico quanto o trailer estão equipados com antenas e receptores da Continental.
A composição está equipada também com a solução ContiPressureCheck™, da Continental. Nela, sensores medem a pressão e a temperatura interna dos pneus e os dados são enviados à cabine do veículo através de antenas e de receptores instalados tanto no cavalo-mecânico quanto no trailer. Essas informações garantem que a gestão e a manutenção preventiva sejam realizadas de maneira mais efetiva, prolongando a vida útil, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO₂. O motorista é alertado sobre eventuais problemas nos pneus a partir do display integrado ao painel do caminhão, com alertas visuais e sonoros para o condutor.
Ao invés de 34 pneus, o Efficiency Concept Truck usa 22 unidades Conti Light Pro. Isso permite uma composição mais leve e aumento na capacidade de carga. Compostos específicos utilizados na banda de rodagem contribuem para uma menor resistência ao rolamento e, como consequência, um menor consumo de combustível.
“A solução digital da Continental vai ao encontro das principais metas do Efficiency Concept Truck, da Volvo. Com o monitoramento da pressão e da temperatura os pneus estão menos suscetíveis a danos que podem vir a causar acidentes ou paradas durante o trajeto”, afirma Renato Martins, head of key account management da Continental Pneus Mercosul.
Inovação hidráulica
Líder no Brasil no fornecimento de cilindros hidráulicos telescópicos, a Hyva foi a responsável por desenvolver também uma solução importante para o projeto do caminhão-conceito graneleiro: criar um sistema hidráulico que pudesse ser instalado e acionado externamente, pois composições com carretas convencionais que transportam grãos normalmente fazem o descarregamento por gravidade, em rampas elevatórias existentes nos terminais portuários e outros locais de descarga.
Com o objetivo de aliviar ainda mais o peso do caminhão, a Hyva criou uma estação hidráulica externa, um projeto extremamente inovador, que não fazia parte do portfólio de produtos da empresa. “É uma solução pioneira, totalmente nova no setor. Somente com essa mudança foi possível diminuir cerca de 350 quilos em equipamentos hidráulicos instalados no cavalo mecânico”, explica Rogério de Antoni, diretor presidente da Hyva do Brasil.
A ideia foi desenvolvida pela equipe de engenharia brasileira da Hyva. Nesta solução, que usa menos óleo, os transportadores de grãos, principalmente os que têm grandes frotas de veículos, podem instalar unidades hidráulicas estacionárias nos portos e pontos de descarga já previamente conhecidos. O funcionamento é bastante simples: basta o operador ligar as mangueiras móveis do kit hidráulico externo às conexões do rodotrem. Os trailers então basculam e despejam a carga para ser depositada nos silos ou depósitos subterrâneos.