Os veículos estão sendo entregues a dois grandes operadores da cidade. Primeiros ônibus começaram a circular no ano passado e os últimos do lote chegarão em abril. Com os novos ônibus, mais de 1/3 da frota do sistema de transporte urbano integrado da capital será da marca Volvo.
Os veículos foram adquiridos pelas empresas Vpar e Caribus, que compraram 30 ônibus cada. Todos os carros são Volvo B270F, com motor dianteiro. “O negócio consolida esse chassi Volvo no transporte urbano de Cuiabá. É um veículo que entrega desempenho superior em operações com ar-condicionado, com menor consumo de combustível”, diz Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil. Uma das novas unidades da Caribus é da versão B270F de 15 metros, com tração 6×2 e capacidade para 115 passageiros, próxima a de um articulado.
Presença Volvo
Este é mais um dos grandes negócios fechados pela Volvo em Cuiabá. Em 2016 a marca já havia entregue 29 carros B270F para a cidade. Além disso, a Volvo é a única com ônibus articulados na frota circulante de capital. “Temos o maior leque de soluções para Cuiabá”, assegura Humberto Costa, gerente regional de vendas da marca. Os 60 novos Volvo equivalem a quase 40% de todas as compras da renovação da frota da cidade no período 2021/2022.
A nova venda para a capital do Mato Grosso foi feita pela Auto Sueco, concessionária Volvo que atende a região, com financiamento pela Volvo Financial Services. “A Auto Sueco tem um pós-venda que gera confiança aos clientes, com total suporte da fábrica. Ressalto também o papel fundamental do Banco Volvo no negócio, financiando as aquisições”, destaca Costa.
Confiança na marca
Ricardo Caixeta, diretor de relações institucionais da MTU (Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos), e que participou do processo de aquisição dos veículos, explica a opção pelos B270F. “São robustos, fortes e precisam de pouca manutenção. Significa mais tempo disponível em operação”, diz ele.
Sérgio Borges, diretor da Caribus, segue a mesma linha. “Se mostram sempre veículos resistentes. Tanto que ampliamos a participação dos ônibus Volvo na nossa frota com essas novas aquisições”, afirma ele. A empresa tem 94 ônibus e mais de 43% são Volvo. Sobre o B270F de 15 metros, Borges afirma que é o segundo que a Caribus compra, pois são ideais para horários de pico. “A área que atendemos tem uma demanda muito grande por transporte coletivo. Optamos por este ônibus para ter um desempenho superior”, diz ele. De acordo com o diretor da Caribus, a empresa atende 24,22% do sistema de transporte integrado de Cuiabá.
Borges destaca também a relação com a Volvo e a Auto Sueco, concessionária que fez as vendas e cuida do pós-venda. “Estão sempre prontos a atender, são sempre facilitadores. Não temos dificuldade nenhuma”, conta. O diretor da MTU concorda. “Qualquer necessidade a gente é prontamente atendido”, diz Caixeta. O dirigente também valoriza a parceria com o Banco Volvo, que financiou as aquisições. “Pesa bastante a favor porque é difícil trabalhar sem financiamento neste momento em que as linhas para transporte estão com dificuldade por causa da pandemia”, explica.
Segundo Caixeta, a Vpar tem 26 linhas, roda 529 mil km por mês e tem previsão de atender 927 mil passageiros por mês. A previsão de passageiros, relata, é porque a Prefeitura de Cuiabá definiu recentemente um novo contrato para operação do sistema de transporte urbano da cidade. Já a Caribus opera 23 linhas, roda 486 mil km e atende 850 mil passageiros mensais.
De acordo com dados da prefeitura de Cuiabá, o sistema tem 360 ônibus para 101 linhas e que transportam 175 mil passageiros por dia. Somadas, as linhas percorrem 1,85 milhão de quilômetros diariamente em 2.401 viagens diárias.